Por que o Pau-Brasil tinha um grande valor comercial?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

No século XVI, a árvore ganhou importância, porque sua madeira era usada na construção de objetos. Mas a real importância do pau-brasil derivava da resina vermelha encontrada na madeira e que era utilizada na produção de um corante que tingia tecidos.

O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.

Hoje sua madeira é empregada na confecção de arcos de violino. O corante extraído de seu tronco, a brasilina, foi muito utilizado para tingir tecidos e fabricar tinta para escrita. Atualmente poucos exemplares desta espécie são encontrados em estado nativo devido à intensa exploração extrativista.

Quem quiser vender pau-brasil a partir de agora precisará de certificado da Cites. O corte da árvore vermelha já era limitado no país desde 1992, quando ela foi considerada oficialmente ameaçada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

No século XVI, a árvore ganhou importância, porque sua madeira era usada na construção de objetos. Mas a real importância do pau-brasil derivava da resina vermelha encontrada na madeira e que era utilizada na produção de um corante que tingia tecidos.

Os homens que trabalhavam nas feitorias como traficantes ou coletores de Pau-Brasil eram chamados de brasileiros, por conta do nome da árvore.

Portugueses, franceses e holandeses comercializavam-nas largamente, para uti- lização de sua madeira em móveis finos, bem como para a utilização de sua resina, como corante de tecidos. Tão devastadora foi a extração dessa árvore, que não mais oferecia a demanda necessária para a Europa.

O interesse na extração e comercialização do pau-brasil, ou Caesalpina echinata, como é conhecido cientificamente, resultou de duas características principais inerentes a esse vegetal: 1) as propriedades de tingimento de tecidos, que vêm da sua coloração avermelhada; 2) sua madeira resistente, que servia para a ...

A mão de obra era usada para derrubar o pau-brasil era a mão de obra indígena. Os portugueses ofereciam utensílios e acessórios, até então desconhecidos pelos indígenas, em troca do trabalho deles.

O pau brasil era a matéria prima mais utilizada pelo os portugueses. Ao chegar o no brasil os portugueses achavam que aqui não tinha ouro então exploraram o pau brasil que servia com tintura para as roupas,moveis, par obter corante artificiais, entre outras coisas.

O pau-brasil só podia ser explorado com a autorização do rei de Portugal. Por isso se diz que o pau-brasil era monopólio (link dicionário) do rei. Esse privilégio era dado pelo rei, que, em troca, ficava com boa parte dos lucros. A extração do pau-brasil foi realizada em diversas partes do território.

A madeira do pau-brasil era boa para a fabricação de artigos como móveis. Entretanto, a maior utilidade econômica dessa árvore dava-se porque a resina presente na sua madeira possibilitava a fabricação de um corante usado para tingir tecidos.

Pau-Brasil – Exploração
Abundante na Mata Atlântica brasileira foi explorado até sua extinção. As árvores eram derrubadas e cortadas pelos índios em toras de aproximadamente 1,5 m de comprimento com cerca de 30 Kg cada, em troca de bugigangas.

O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica que era encontrada em abundância no litoral brasileiro no começo do século XVI. Essa árvore foi explorada pelos portugueses principalmente pela resina presente na sua madeira, que permitia a produção de corantes usados para tingir tecidos.

Economia – o ciclo do Pau-Brasil foi o primeiro ciclo econômico do Brasil e aconteceu às custas da madeira-símbolo do país. Muitas pessoas ficaram ricas com o extrativismo que teve estabilidade até o ano de 1875, eles exportavam o Pau-Brasil para a fabricação de corantes, a construção naval e a marcenaria de luxo.

Essa produção era direcionada para o comércio e o mercado exterior, sendo usada a mão de obra escrava formada pelos negros africanos e por povos indígenas, o que denominada tráfico, que por sua vez também dava lucros.

De acordo Juliana Neves, o pau-brasil tem três variações: o pau-brasil-folha-de-laranja, o folha-de-café e o folha-de-arruda.

A madeira do pau Brasil produz uma tinta rubra usada para tingir tecidos e móveis e chamava muita atenção na Europa, onde produto feitos com essa madeira ou coloridos por sua tintura tinha um alto valor.

A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.