Por que o papa vai renunciar?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O papa Francisco disse neste domingo (18. dez. 2022) que já deixou pronta uma carta de renúncia caso venha a ter problemas de saúde repentinos que o deixem “incapacitado” para a função. A declaração foi em entrevista ao portal espanhol ABC.

O Alemão Joseph Ratzinger foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano. Na carta de renúncia, em 2013, ele afirmou que não tinha mais forças físicas para continuar no ministério, por conta da idade avançada.

As duas definições se aplicam ao papa emérito que, após renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica, continuou a servir à igreja e era conselheiro próximo do papa Francisco. Assim, Bento XVI, apesar de não deter mais o poder de decidir os rumos da igreja, ainda gozava de muito prestígio e influência.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

O papa é eleito por meio da reunião dos cardeais em conclave (assembléia fechada).

São eles Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa. Como parte da reunião, os nomes dos brasileiros podem ser levados para votação como possíveis candidatos ao cargo de Papa futuramente.

Francisco deu uma entrevista à rede TVI/CNN Portugal sobre a sua participação na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que está programada para os dias 1º a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. Sobre a sua expectativa de estar presente ou não, o Papa respondeu: “Eu pretendo ir. Vai Francisco ou João XXIV.

Última atualização em 25 de agosto de 2022, 16h01. O papa Francisco, que enfrenta as dificuldades da idade e não descarta a possibilidade de renunciar por motivos de saúde, prepara sua sucessão com a posse no sábado de 20 novos cardeais, 16 deles com direito a voto no conclave para a eleição de seu sucessor.

Quatro ou cinco anos.

Os três serão enterrados sob uma pedra de mármore. O objetivo do uso dos materiais é retardar a decomposição do cadáver. Joaquin Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano, disse que o corpo do papa não tinha sido embalsamado, mas ¿preparado¿ para a exposição na basílica.

Quantos papas teve a Igreja Católica? O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

Em 1929, o Papa Pio XI assinou com o líder fascista Benito Mussolini o Tratado de Latrão: a Santa Sé renunciou aos territórios que continuava a reivindicar em troca de uma compensação equivalente a US$ 91 milhões na época. Foi a origem da fortuna moderna da Santa Sé, que garantia que o papa não seria pobre nunca mais.

O dia do funeral deverá ser decidido pelo Colégio de Cardeais e deve ser realizado entre o quarto e o sexto dias depois da morte do Pontífice, a não ser que este tenha deixado um testamento que forneça uma data diferente. O corpo do Papa deverá ser enterrado na cripta que fica sob a Basílica de São Pedro.

Além de Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, mais três pontífices renunciaram ao cargo: Gregório XII, em 1415; Celestino V, em 1294; e Ponciano, em 235.

O cofre da Santa Sé alimenta-se sobretudo de doações e subsídios, cobranças de aluguel, arrendamentos, venda de selos e moedas, assim como transações financeiras.

No entanto, apesar do Papa Francisco não receber nenhum dinheiro na forma de um salário mensal, ele tem todas as despesas de viagem e necessidades de vida pagas pelo Vaticano.

O salário de um padre é dado pela paróquia, o valor do salário vai de acordo com o que cada arquidiocese recebe com dízimos e serviços, como batismos e casamentos.

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.