Por que o pão é um alimento sagrado?

Perguntado por: eneves3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Jesus fez da partilha do pão e do vinho o sacramento central da comunidade de seus discípulos — a eucaristia. Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31).

O PÃO SIMBOLIZA O ALIMENTO DA VIDA. REPRESENTA O CORPO DE CRISTO. TAMBÉM SIMBOLIZA A GENEROSIDADE AO SE PENSAR EM UM BEM COMUM. PARA TRADIÇÃO RELIGIOSA INDÍGENA, TODOS OS ALIMENTOS SÃO SAGRADOS, MAS O MILHO É O MAIS SAGRADO DE TODOS.

Para além de alimento basilar da nossa alimentação, o pão é alimento espiritual e reúne em si um importante significado simbólico-religioso, que se expressa, para o Cristianismo, de forma sublime na eucaristia.

Significado de Pão
substantivo masculino Alimento feito de farinha amassada, geralmente fermentada, e cozida no forno. [Figurado] Meio de vida, sustento. Religião A hóstia: o pão da alma. Pão ázimo, pão sem fermento.

Em quase todas as civilizações, o alimento é um dos primeiros deuses ou tem um deus tutelar. O alimento, a comida em si, tem a capacidade de fornecer vida, fluido vital: se eu como, eu vivo; se não como, morro de inanição.

O pão é o alimento básico de muitos povos. Na Bíblia, o pão representa a comida essencial para viver. Deus é quem providencia o pão que precisamos para viver. Ele nos sustenta, mesmo nos tempos difíceis.

Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (João 6:35, 47–51).

O pão-por-Deus é um peditório ritual feito por ocasião do Dia de Todos-os-Santos, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos "Dia dos Finados".

O termo "pão" origina-se do latim pane.

Na Bíblia a palavra “pão” aparece aproximadamente 350 vezes! se com pão de cevada. levedar (Gálatas 5.9).

Qual é o alimento mais sagrado do mundo? Resposta: Amén-doim.

Nesta celebração, a tradição judaica proíbe o consumo de massa fermentada, por isso os judeus comem o pão ázimo. O fato é que o alimento mais elementar da dieta humana não deixou de receber atenção, mesmo que a Páscoa tenha adquirido novos significados ao longo desses mais de dois mil anos.

Azeitonas, azeite, romãs, uvas, leite de cabra, mel, cordeiro e ervas amargas, como a chicória e o almeirão. A maçã, aquela mesma que a Eva usou para seduzir o Adão, é lembrada nos Cânticos de Salomão.

Pão do Padre e Pão de Milho: aprenda a fazer os sagrados pães de Santa Bárbara

  • Territórios Gastronômicos - em novembro 24, 2020.
  • COMPARTILHAR:

Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus – O reino de Deus aqui significa o reino que o Messias deveria estabelecer. Veja as notas em Mateus 3: 2 . Os judeus supunham que ele seria um príncipe temporal e que seu reinado seria de grande magnificência e esplendor.

Jesus afirmou ser o "Pão da Vida" que veio para dar vida aos homens. Isso significa que Ele é para a alma o que o pão é para o corpo: seu alimento. Assim como o pão alimenta o organismo físico, Jesus Cristo é quem satisfaz o espírito dos que acreditam nele.