Por que o padre lava as mãos?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

5 – Por que o padre lava as mãos? O gesto do sacerdote de lavar as mãos após a apresentação e incensação das oferendas é um gesto ritual que designa purificação. Enquanto lava as mãos ao lavabo com a ajuda dos acólitos, o sacerdote reza: “Lavai-me, Senhor, de minhas faltas, e purificai-me de meus pecados”.

A cor VERMELHA: É sempre sinal do Martírio. Por isso a Liturgia prevê que as celebrações do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor, Santos Mártires sejam celebradas de vermelho. Também é sinal do fogo do Espírito Santo, e por isso também é usada a celebração de Pentecostes e nas celebrações do Sacramento da Crisma.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Esta preocupação em ligar o símbolo da cruz à casula leva-nos ao seu duplo significado: o jugo suave da cruz que o sacerdote coloca sobre os ombros durante a Santa Missa e o amor de Deus, manifestado no sacrifício de Cristo, que envolve toda a humanidade, representada pelo sacerdote.

Em celebrações fúnebres, como a Missa de corpo presente e também no Dia de Finados utiliza-se a cor preta.

A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para seminaristas, diáconos e padres; violácea para padres com título de Monsenhor, bispos e arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro cálice consagrado, onde está o verdadeiro Sangue, Corpo, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu.

Mas por qual razão não devemos dizer o "amém"? O motivo é simples, não falamos o “amém” porque a oração ainda não terminou. O Pai Nosso é a única oração da Igreja que está integrada na liturgia da missa, e nesse contexto ela é o início de uma série de orações.

Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia. Há aqueles para os quais as lágrimas correm pelos olhos, e também aqueles que, talvez, não as deixem cair, mas estão chorando por dentro.

O ato de ajoelhar é uma postura de adoração e respeito. Outro momento da Missa que os fiéis se ajoelham é quando se preparam para receber a Eucaristia (o corpo e Sangue de Jesus Cristo na Sagrada Comunhão). Depois de receber a comunhão, os fiéis se ajoelham novamente, pois acreditam que Jesus está presente na Comunhão.

Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades.

Cabe também mencionar o uso litúrgico da cor azul para Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria. O azul não é uma das cores litúrgicas previstas pela IGMR, mas seu uso é largamente difundido no Brasil, Portugal e alhures.

Artigos Religiosos - Paramentos de R$500,00 até R$1.000,00 Casula – livrariavozes.

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

Continuar lendo Tem lava no Sol?