Por que o ouro era tão valioso?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em suma, é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Todos esses fatores fazem com que a sua valorização seja tamanha.

O ouro é utilizado como moeda de troca desde 3000 a.C.. No entanto, só em finais do século XVIII é que adquiriu um estatuto monetário universal.

Os Romanos avançaram muito em técnicas de extração do ouro, o tornando mais puro e valioso. Ao longo do tempo, as civilizações que possuíam Ouro eram reconhecidas por seu Poder, Conquista e grande Riqueza. Esse reconhecimento se estendeu até os dias atuais.

A origem do ouro
Não se sabe ao certo qual é a origem exata desse precioso item, no entanto, existem hieróglifos egípcios de 2600 a.C que descrevem o metal, também citado inúmeras vezes no antigo testamento da bíblia sagrada.

ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.

O ouro ocorre em aluviões e em veios de quartzo associados a rochas intrusivas ácidas. É encontrado também como teluretos e ligas naturais, pois geralmente contém algo de prata.

O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.

Como o ouro é produzido no Universo
Para formar uma única partícula de ouro, é necessário formar núcleos atômicos compostos por 79 prótons e 118 nêutrons cada. "Isso significa que precisa haver uma fusão nuclear além da capacidade do ser humano.

Mas, afinal, qual vale mais: ouro ou diamante? Por mais que ambos os materiais sirvam para os mesmos fins, como a utilização em joias, o diamante acaba tendo um valor maior se compararmos com o ouro. Neste momento, o diamante de um quilate pode ter um preço em torno de R$ 155 mil por grama.

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. Isto permite que o ouro adicional continue oxidando.

Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.

Geólogos já sabiam que o ouro costuma se formar quando água rica em minerais escorre pelas fendas de rochas que estão entre 5 e 30 quilômetros abaixo do solo.

Os primeiros grandes depósitos de ouro foram encontrados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Dessa forma, após o declínio da exploração da cana-de-açúcar, a descoberta do ouro no brasil impulsionou a extração e exportação dos minérios, tornando essa atividade a principal desta fase colonial.

Quanto tempo dura uma joia folheada a ouro? Em média, as joias folheadas a ouro podem durar cerca de dois anos antes que o folheado a ouro comece a manchar e se desgastar.

No início, o ouro era encontrado por cima da terra, e bastava peneirar com água para ele aparecer, mas o metal incrustado em outras pedras começou a exigir novas técnicas de extração. No Egito, por exemplo, usava-se fogo para aquecer as pedras e água fria para provocar um choque térmico e rachálas.

1 kg de ouro vale R$ 300990,00 hoje.