Por que o olho saí vermelho nas fotos?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Na maioria das vezes isso acontece devido ao reflexo do fundo do olho, que funciona como um espelho refletindo a luz. O olho é uma câmera escura e não há luz dentro dele. Quando o flash da máquina fotográfica entra no olho, a cor da retina é refletida, por isso a pupila aparece de cor avermelhada nas fotografias.

O olho vermelho é um problema comum que pode ter muitas causas, desde pouca lubrificação e/ou ar seco, exposição ao sol, poeira, um corpo estranho, reação alérgica, infecção, traumatismo ou muitas vezes está associado simplesmente ao cansaço.

Ao tirar uma foto com flash, se um dos olhos ou ambos ficarem com cor esbranquiçada ou amarelada é sinal de alerta. Esse é o sintoma mais comum, está presente em até 80% dos bebês com retinoblastoma e é chamado de leucocoria ou 'olho de gato'.

Quando há a possibilidade de fazer algo que se gosta, há esse brilho, sim", disse Gomes ao Uol. A ativação do sistema nervoso autônomo propicia a lubrificação dos olhos com a lágrima, por isso se dá o brilho no olhar. Além da dopamina, o cérebro reage liberando serotonina e adrenalina.

O principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como 'sinal do olho de gato'. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz.

Use a iluminação adequada
Aproveite um recurso natural bem acessível: a luz do sol. Em locais abertos ou mesmo um fechado, mas com boa iluminação solar, busque uma posição adequada. Se você quer uma foto clara, exponha bem o rosto à luz do sol, mas evite a claridade direto nos olhos para não acabar fechando-os.

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

A fotofobia não é exatamente uma doença, mas um desconforto visual que acomete pessoas que não reagem bem ou conseguem manter os olhos devidamente abertos quando expostos à claridade – inclusive a artificial – intensa ou regular, como destacou a oftalmologista Marina Ribeiro, professora do Centro Universitário ...

As causas mais comuns de olhos vermelhos são alergias, olhos secos, uso excessivo de lentes de contato e os diversos tipos de conjuntivites.

Aquela mancha vermelha nos olhos, apesar de causar espanto, muitas vezes não representa perigo para os olhos. O derrame ocular, que causa sangramento nos olhos, não provoca nenhum transtorno à visão, sendo reabsorvido naturalmente pelo próprio organismo.

Ao perceber flashes luminosos na visão, manchas escuras que acompanham o movimento dos olhos ou estiver com a visão turva por muito tempo, é importante procurar um oftalmologista especialista em retina para realizar um mapeamento de retina e verificar se está tudo certo.

Olhos não avermelhados
O restante deve ser branco. Nada avermelhado, nem amarelado e sem manchas. Caso esse seja a aparência dos seus olhos, parabéns! Significa que seus olhos estão muito saudáveis e que você cuida adequadamente de sua exposição ao Sol.

E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta. No entanto, algumas doenças podem fazer com que haja mutações, modificando a cor da mesma. Fatores externos como a luz, a pele e produtos de beleza podem interferir na impressão que se tem do olho.

Ainda de acordo com o neurocientista, há também uma ativação do sistema nervoso autônomo, que propicia a lubrificação dos olhos com a lágrima, por isso se dá o brilho no ar. "Há um conjunto das expressões faciais que fazem esse sentido.

Há olhares que acalmam, transmitem amor, calma, segurança, outros são capazes de nos causar medo, desassossego. Há olhares que são doces, gentis, transmitem paz, mas há também os tristes, raivosos, indignados, olhos brilhantes que anunciam aos quatro ventos que estão apaixonados.

Diferentemente de outros tumores oculares, o retinoblastoma pode ser percebido em casa por meio de fotografias. “Geralmente, um dos primeiros sinais é o reflexo de cor branca na retina do olho da criança”, alerta a oftalmologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Pérola V. Iankilevch.