Por que o óleo flutua sobre a água?

Perguntado por: lmaldonado4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

O gelo flutua sobre o óleo, e também sobre a água. À medida que derrete, o gelo passa a água líquida, a qual não flutua sobre o óleo, caindo para o fundo do copo. Conclusão: O gelo flutua porque é menos denso que a água e que o óleo.

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Através de uma experiência interessante, os pequenos puderam observar quais objetos flutuam, quais afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como o sal.

Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.

Quando colocamos o ovo na água, ele afunda, pois sua densidade é menor que a da água. Mas quando acrescentamos sal na água, ele flutua. O que você acha: um ovo flutua ou afunda na água? Se um material possuir densidade menor que outro, ele irá flutuar sobre ele.

A prática consiste em colocar os líquidos um acima do outro sem que eles se misturem, formando uma “torre” na seguinte ordem: detergente, água, óleo, álcool e querosene, podendo utilizar os corantes misturados aos componentes para melhorar a visualização.

Isso acontece porque a água é polar, conforme mostrado na imagem abaixo, em virtude da diferença de eletronegatividade que existe entre os átomos de hidrogênio e oxigênio de suas moléculas. Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

Ósmio

Água: valor mais conhecido de densidade, é igual 1,0 g/mL na temperatura de 4 °C. Ósmio: possui a maior densidade entre todos os elementos da Tabela Periódica, sendo de 22,5 g/mL a 20 °C.

Diferença entre quantidade de massa e volume
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade. A densidade, quando fala sobre uma substância pura, é conhecida como massa específica ou densidade absoluta. Entre os elementos da Tabela Periódica, o ósmio é o mais denso, enquanto o hidrogênio é o menos denso.

Atente as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água.