Por que o óleo e o leite não se misturam?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

Polar e apolar
Água e óleo são duas substâncias que não se misturam devido à polaridade de suas moléculas.

A água é mais densa, por isso fica embaixo e o óleo menos denso, por isso ficou por cima. Então não se misturam. Quando acrescentamos o detergente, boa parte dele foi para o fundo do copo. Isso porque ele é mais denso.

De um jeito simples, óleo e água não se misturam porque a água é uma molécula polar e o óleo é uma molécula apolar — essas propriedades fazem com que elas se repelem. A água é uma molécula polar feita de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Nunca misture o leite com alimentos cítricos, como laranja ou limão! Isso porque, quando em contato com essas frutas, o leite tende a coagular, o que abre espaço para os gases e a azia. Além de problemas mais sérios, como tosse, congestão e erupções cutâneas.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

Na prática, quando adicionamos vinagre a um copo de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de vinagre.

A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. Por esse motivo, o álcool dissolve-se na gasolina.

Mas, o etanol é infinitamente solúvel em água. Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Como essas forças de atração são as mais intensas, se misturássemos o etanol, a gasolina e a água, verificaríamos que o etanol seria extraído da gasolina pela água.

Já a gasolina é formada por uma mistura de diferentes hidrocarbonetos, sendo eles apolares, ou seja, a distribuição da carga elétrica da gasolina é uniforme. Assim, não há interação dos íons do sal com a gasolina e ele não se dissolve.

As ligações entre as moléculas dos ácidos graxos que formam a o óleo são menos fortes do que as que ligam as moléculas de H2O. Isso faz com que a substância ser menos densa do que a água.

Veja que o sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Com isso, concluímos que o detergente tem um tipo de óleo específico para quebrar outros tipos de óleo. Esse óleo do detergente tem ação de quebra ou dissolver determinadas moléculas de óleo .

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo. A água e o óleo não se misturam, por tanto, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. (Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/misturas-homogeneas-heterogeneas.)

Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

No entanto, a combinação não é perigosa. Essa afirmação de que o café com leite pode fazer mal está associada ao fato de que a cafeína pode atrapalhar na absorção do cálcio presente no leite. No entanto, se você ingerir 30 ml de leite já estará consumindo a quantidade suficiente para evitar que isso aconteça.

Cacau. Mamão. Uva passa. Nutricionistas de Santo André descobriram nova utilidade para esses ingredientes: adoçar o leite de 8.000 alunos entre 0 e 3 anos que frequentam as quatro dezenas de creches da rede municipal.