Por que o OB dói?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

O motivo mais simples é que provavelmente ele foi inserido de forma errada, o que acabou causando incômodo. Além disso, se a mulher estiver com alguma infecção que causa irritação, coceira e vermelhidão, como a candidíase e a vaginose bacteriana, também pode ser que ela sinta o absorvente interno incomodar.

Se o absorvente interno é colocado de maneira correta, não se deve sentir nenhum incômodo. Mas, se caso sentir qualquer desconforto, é possível que o absorvente tenha sido inserido incorretamente ou não está tão fundo na vagina. Se isso acontecer, basta remover o absorvente interno e começar novamente com um novo.

Sim, sim, sim! Você se senta, levanta, senta de novo, corre em círculos, faz uma dancinha e, finalmente, não sente que há algo incômodo dentro da vagina.

Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.

Não é indicado de forma alguma ter relações sexuais usando absorvente interno. Isso porque, a penetração irá empurrar o absorvente para o fundo do canal vaginal podendo causar fortes dores, além de machucar os órgãos internamente.

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

Quando você sair da água sua menstruação vai fluir normalmente de novo, portanto é uma boa ideia usar um tampão ou um copinho coletor enquanto você estiver nadando. Absorventes e calcinhas absorventes não são uma boa opção porque eles vão absorver a água e não ter efeito.

Como colocar o absorvente interno corretamente
Encaixar o dedo indicador na base do absorvente; Separar os lábios da vagina com a mão livre; Empurrar suavemente o absorvente interno para dentro da vagina, mas em direção às costas, porque a vagina é inclinada para trás e assim fica mais fácil introduzir o absorvente.

O absorvente interno permanece no lugar com ajuda dos músculos da sua vagina, que mantêm ele bem preso até que você retire-o puxando a cordinha azul. Porém, é sempre bom conferir se ele foi colocado corretamente. Se ele estiver inserido no lugar certo e da forma correta, pode ficar tranquila, não vai vazar.

Mentira. O absorvente interno não chega a encostar no útero, ele apenas obstrui o canal vaginal, retendo o fluxo menstrual. Você nem deveria perceber que está usando ob. Se você sempre sente desconforto, pode ser que não esteja colocando o absorvente corretamente.

A troca deve ocorrer no intervalo de 2 a 4 horas, dependendo da intensidade do fluxo. Como o sangue acumulado por muito tempo (mais de 6 horas) é um meio favorável para o surgimento de fungos e bactérias, além de provocar odor desagradável, quem tem fluxo intenso deve trocar o absorvente com mais frequência.

Apresenta 3 tamanhos, que se diferenciam pela capacidade de absorção e indicação de uso: Mini: fluxo menstrual leve. Médio: fluxo menstrual moderado. Super: fluxo menstrual intenso.

Sim! Quem é virgem pode usar absorvente interno!
Por isso, o absorvente interno faz algumas mulheres se sentirem mais limpas e mais confortáveis.

Não há absolutamente nenhuma contraindicação para depilação a laser durante o ciclo menstrual. Especialmente se você não tratar uma área íntima. E mesmo nesses casos, se você quiser um tratamento na área da virilha, por exemplo, será necessário apenas usar um absorvente e raspar a área previamente.

Capacidade e vazamentos
Os absorventes internos tem capacidade de, em média, 9ml. Depois de saturado ele deve ser trocado sob o risco de gerar vazamentos. O coletor menstrual forma um vácuo no canal vaginal, impedindo vazamentos, e sua capacidade pode chegar a inacreditáveis 34ml!

O segredo está em não empurrar para cima, e sim na direção das costas. Isso porque o canal vaginal não é uma subida reta, ele é mais parecido com uma rampa levemente diagonal. Então, empurre o absorvente na direção das suas costas, vai ser muito mais confortável assim, pode confiar!

A suspensão da menstruação por um período prolongado pode ser feita por meio do uso de anticoncepcionais de uso contínuo e inserção do DIU (dispositivo intrauterino) hormonal, também conhecido como Mirena.

Bem Estar - Absorvente interno é a opção mais higiênica para a mulher, diz médico.

Continuar lendo Onde dói dói tudo?