Por que o norte fica acima do Sul?

Perguntado por: acordoba2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A convenção de colocar o norte no topo dos mapas ocorreu por volta do século XV, com o renascimento europeu, o início das grandes navegações e o maior desenvolvimento científico e astronômico, que influenciaram a cartografia.

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.

A criação da rosa dos ventos remete à Grécia Antiga, quando determinava a direção dos ventos, ação que originou o seu nome.

O primeiro mundo era formado pelos países desenvolvidos capitalistas, enquanto a União Soviética e as nações que, em algum momento, se alinharam aos ideais socialistas compunham o segundo mundo. O terceiro mundo compreendia as nações não alinhadas e que hoje correspondem aos países emergentes e subdesenvolvidos.

A região Norte foi ocupada pelos colonizadores europeus de forma precária e fundamentada no extrativismo.

O zênite do sol identifica o sul, enquanto outra estrela, a estrela polar, lhe dirá onde está o norte. Sem os pontos cardeais estaríamos perdidos. Mais do que pontos em um mapa ou bússola, são ideias poderosas com significados políticos, morais e culturais.

A terra é inclinada, então os polos não estão exatamente em cima e embaixo. Porém, o Polo Norte localiza-se no "topo" de cima da Terra e o Polo Sul embaixo.

Por conta do Trópico de Capricórnio : paralelo situado ao sul do equador terrestre.

O céu e a Estrela Polar
Além disso, os povos mais antigos tinham como costume se guiar pelas estrelas, especialmente pela Estrela Polar, que era sempre fixa no firmamento e servia para guiar os viajantes. A ideia de um norte baseado nas representações celestes ajudou a definir a disposição dos pontos cardeais.

A diferença na distribuição dos raios solares entre os dois hemisférios é consequência de uma inclinação de aproximadamente 23°27' do eixo de rotação da Terra (movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo) com relação ao eixo de translação (movimento que a Terra realiza em torno do Sol).

O fim da Guerra Fria deu lugar, na década de 1990, a uma nova forma de dividir o mundo: os desenvolvidos, ou o Norte, e os subdesenvolvidos e "em desenvolvimento", genericamente denominados Sul.

Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste.

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).

O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O segundo Mundo era formado pelos países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.

Muitos cientistas classificam como de Segundo Mundo os países detentores de economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia. Esses países são chamados atualmente de “países em desenvolvimento”.

Gentilício: nortista. Área territorial: 3.853.575,6 km² (IBGE – 2020). População: 3.853.575,6 (IBGE – 2010).

O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.

Sobre a origem da divisão "Norte/Sul" do mundo: É em 1980 que nasce o par Norte/Sul, numa publicação do Banco Mundial (presidido por Willy Brandt) da Comissão Independente sobre os problemas de desenvolvimento internacional, intitulado Norte-Sul: um programa de sobrevivência.

O Polo Norte, também conhecido como Ártico, não chega nem a ser considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas por gelo e calotas polares.

O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.

Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste. Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte.