Por que o nome Quinhentismo?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa, quando as terras brasileiras foram descobertas pelos portugueses.

A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.

José de Anchieta é considerado o principal autor jesuíta da época do Quinhentismo, viveu entre os povos indígenas.

A principal obra informacional é Carta do Achamento escrita por Pero Vaz Caminha, o escrivão oficial da caravana liderada por Pedro Álvares Cabral. Por meio de uma narrativa descritiva, com cunho subjetivo, o autor apresenta os primeiros contatos e impressões após o desembarque no Brasil.

Marcado pelos ideais renascentistas do século XVI, em que o indivíduo dá início ao seu processo de distanciamento do pensamento teocêntrico (voltado para a vertente religiosa), pode-se compreender uma aproximação das influências do antropocentrismo, momento em que a racionalidade é valorizada.

O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI. Nesse período os países europeus, entre eles Portugal, iniciaram a busca de trocas comercias lucrativas, exploração de pedras preciosas e matéria-prima, além da difusão do Cristianismo na expansão marítima europeia.

Quinhentismo é o nome que se dá ao período da literatura brasileira iniciado no ano 1500, com o Descobrimento do Brasil, e finalizado em 1601, quando o estilo barroco chegou às terras brasileiras. Assim, os textos produzidos nessa época podem ser classificados como literatura de informação ou literatura de catequese.

O Quinhentismo foi um período literário de produções informativas e formativas. No primeiro caso, fazendo referência as descobertas territoriais de Portugal, e no segundo, na produção de textos religiosos. O nome “quinhentismo” faz alusão ao ano em que o movimento teve início, 1500.

O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.

O Quinhentismo se divide em dois tipos: 1) Literatura dos Viajantes: eram documentos escritos com a finalidade de descrever as características da nova terra para o Rei. 2) Literatura jesuítica: Era utilizada pelos jesuitas e tinha finalidade de catequizar indios.

A produção literária do Quinhentismo é composta pela literatura informativa e a literatura de catequese (ou dos jesuítas). O primeiro reúne textos descritivos e informativos sobre as novas terras descobertas pelos portugueses no século XVI, da qual se destaca a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Durante 100 anos, a literatura, escrita por portugueses, esteve dividida em dois tipos: a literatura de informação, escrita pelos cronistas de viagens, e a literatura de catequese, produzida pelos jesuítas.

Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo português e o nome do período refere-se a data de início: 1500. Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios.

Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.