Por que o nome Países Baixos?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O termo Países Baixos tem uma explicação simples e remete às características naturais do território neerlandês. O país possui uma considerável parte do seu território localizada abaixo do nível do mar. Sendo assim, o nome Países Baixos se refere ao aspecto natural do relevo local.

É comum que chamemos de Holanda o país que faz a fronteira com a Bélgica e a Alemanha, mas o correto seria chamá-la de Países-Baixos. Holanda se refere à região mais a oeste dos Países-Baixos, dividida entre Holanda do Norte e Holanda do Sul. É a região mais importante economicamente, onde está a capital Amsterdã.

O Reino dos Países Baixos é composto de quatro países: os Países Baixos, Aruba, Curaçao e São Martinho.

Eles são financiados por impostos independentes, destinados exclusivamente ao setor de contenção de águas. Já a presença de dunas costeiras – reforçadas com cerca de 12 milhões de metros cúbicos de areia por ano – cria paredões gigantes que dão aos rios mais espaços para aumentar e diminuir seus níveis de água.

Há no mundo cerca de 23 milhões de pessoas que falam neerlandês como sua primeira língua. A língua neerlandesa é falada nos Países Baixos, na Bélgica (Flandres) e Suriname. Também é a língua oficial de Aruba, Curaçao e São Martinho.

O étimo Holanda (“Olanda”, em português arcaico) vem do médio-holandês Holtlant ou Holdlant, do médio alto-alemão holant, “indivíduo que vive em terras altas”. Embora seja associado ao nome do país como um todo, o termo Holanda é o nome dado a uma região (duas províncias) nos Países Baixos.

Países Baixos, por sua vez, é uma expressão que remete às características naturais do país, haja vista que cerca de 20% do seu território encontra-se abaixo do nível do mar, ou seja, é composto por depressões absolutas.

Netherlands np pl
The Netherlands lie between Belgium and Germany.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Amesterdã

Os neerlandeses (em neerlandês: Nederlanders ou Nederlandse volk), também denomidados holandeses, são um povo e grupo étnico que habita os Países Baixos, um país na Europa Central. Eles possuem uma cultura e ancestralidade em comum.

Em 1 de Janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente por Netherlands, i.e., Países Baixos.

A Holanda surgiu como Estado autônomo a partir da unificação de sete províncias que se rebelaram contra o poder espanhol no século XVI. Diante disso, essas províncias passaram a integrar uma federação independente, no ano de 1588.

Sob domínio espanhol no século XVI, os holandeses se revoltaram em 1558, liderados por Guilherme (Willem) de Orange. Em 1579, as sete províncias do norte holandês se tornam a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.