Por que o nome mórmon?

Perguntado por: anogueira8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Nos primórdios da Igreja, os críticos chamavam os membros da Igreja de “mórmons”, em referência ao Livro de Mórmon, um volume de escrituras traduzido por Joseph Smith. “Mórmon” era um termo negativo destinado a constranger a Igreja e seus membros.

Segundo a versão oficial da Igreja, o nome dado pelo Senhor, pelo qual os membros da comunidade devem ser conhecidos, entretanto, é Santos dos Últimos Dias (SUD).

A Bíblia é um livro escrito no Oriente Médio com histórias desde o começo do mundo. O livro de Mórmon nos conta histórias de um povo que viveu no continente americano. Porém, estes dois livros se completam no testemunho de Jesus Cristo."

Joseph Smith

Joseph Smith chamou o Livro de Mórmon de “a pedra angular da nossa religião”. Ele ensina sobre Jesus Cristo, que é o alicerce da fé para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias foi fundada pelo religioso Joseph Smith Jr (1805-1844), filho de fazendeiros que passou a ter uma série de visões a partir dos 14 anos de idade. Formalmente, ele criou a religião em 1830 — eram um grupo de seis adeptos.

Jesus Cristo

Jesus Cristo lidera Sua Igreja por meio de um profeta, que é o presidente da Igreja, e dois ou três apóstolos que são chamados como conselheiros do profeta. Esse grupo é conhecido como a Primeira Presidência, e é o corpo administrativo com maior autoridade da Igreja.

Há três cerimônias principais que acontecem dentro dos templos: batismos por procuração, investiduras e selamentos.

Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).

Os Santos dos Últimos Dias, conhecidos como os Mórmons, acreditam que as famílias podem durar para toda a eternidade. Isto significa que as nossas famílias incluem não só aqueles que vivem aqui na terra conosco, mas também os nossos avós, antepassados e outros familiares que viveram antes de nós.

Para tornar-se um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é necessário o batismo, por uma autoridade apropriada. Antes, é preciso aprender sobre as verdades fundamentais do evangelho de Jesus Cristo e manifestar um desejo sincero de seguir a Jesus Cristo por meio do batismo.

Por muito tempo, a igreja dos mórmons permitiu a poligamia - o casamento de um homem com várias mulheres. Hoje, ainda é hábito que toda família tenha muitos filhos. Utah é o estado onde mais nasce gente e o que tem a média de idade mais jovem de todo os Estados Unidos. Foi lá que conhecemos o casal que tem 10 filhos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias se orgulha de depender de um clero exclusivamente voluntário, não profissional e não remunerado.

A evidência fundamental da autenticidade ou veracidade do Livro de Mórmon vem de Deus. Conforme é prometido no Livro de Mórmon, qualquer pessoa pode saber acerca de sua veracidade lendo-o e perguntando a Deus com um coração sincero e com real intenção para saber se é verdadeiro (ver Morôni 10:3–5 ).

Morôni

O Livro de Mórmon leva seu nome. Após a morte de Mórmon, seu filho Morôni completou o registro e enterrou as placas para protegê-las.

Joseph Smith

Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon.

O Monte Cumora em Palmyra, Nova York, é fotografado em 4 de agosto de 2018. O Monte Cumora é o lugar onde Joseph Smith se encontrou, uma vez por ano, de 1823 a 1827, com o anjo Morôni e recebeu as placas de ouro. O Monte Cumora foi adquirido por Élder George Albert Smith após décadas de esforços e negociações.

2 Néfi 29. Muitos gentios rejeitarão o Livro de Mórmon — Eles dirão: Não necessitamos de outra Bíblia — O Senhor fala a muitas nações — Ele julgará o mundo pelos livros que serão escritos. Aproximadamente 559–545 a.C.

Continuar lendo O que é ser um mórmon?