Por que o nome Manassés significa esquecimento?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Manassés: Significa “aquele que está entregue ao esquecimento” ou “o que está entregue ao perdão”. Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”.

Por isso, quando nasce seu primeiro filho, ele o chama de Manassés, que significa “fazer esquecer”, pois Deus o fez esquecer todo sofrimento passado. Já segundo filho, chama-o de Efraim que significa “frutífero”, pois Deus o fez prosperar.

Aiã, Siquém, Liqui e Anião.

18 E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar.

Então Deus operou o primeiro milagre: Manassés: Que significa: “Deus apagou da minha memória o meu passado de sofrimento.” Deus apagou da memória de José o passado de sofrimento, de dor, de trauma, de tristeza, de angústia, de revolta e de traição.

Na vida de Manassés nós aprendemos sobre a importância do arrependimento e a sobre a manifestação do grande Amor de Deus, que criou situações que o levaram ao arrependimento e deu ao povo de Deus uma nova chance.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

Não te ires comigo para sempre, com o mal para mim; nem me condene às partes mais baixas da terra. Porque tu és Deus, o Deus daqueles que se arrependem; E em mim derrama tua bondade: porque tu me salvastes, apesar de eu não merecer, de acordo com tua grande misericórdia.

Manassés foi o rei de reinou mais tempo em Judá – 55 anos. Ele era filho de Ezequias, um rei temente a Deus, que lutou contra a idolatria. Mas Manassés não era como seu pai. Ele abandonou a Deus e cometeu muitos pecados.

Em Gênesis 41:50-52, lemos que quando nasceu o seu primeiro filho ele o chamou de Manassés por causa de algo muito especial! Porque “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

Explique-lhes que as bênçãos que Jacó desejava conceder a Manassés e a Efraim eram semelhantes a uma bênção patriarcal, porque descreviam as futuras possibilidades deles. Explique-lhes que Jacó era o patriarca da família, o que significa que era o pai ou o cabeça da família.

José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção com Deus mostrara (Gênesis 48.12-22). É preciso passar por estas duas bênçãos para encontrar o sonho de Deus.

Muitas pessoas pecam e pensam que o Senhor não vai mais perdoá-las. Quando enfrentam as consequências de seus pecados, pensam que não são mais amadas por Deus. Mas no caso de Manassés, vemos que todo justo castigo é também um chamado à conversão por parte de um Deus que ama e chama.

51 E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.