Por que o nome lobeira?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O nome vulgar lobeira é por ser fruta preferida do lobo-guará.

Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais. A polpa é enjoativa, possui cheiro muito ativo e penetrante e contém alcalóides de natureza pouco conhecida.

Ela fornece alimento ao animal e, em troca, ele ajuda a dispersar as suas sementes. Após comer o fruto, o lobo-guará defecará as sementes da lobeira pelo seu caminho. E, assim, juntos, ambos dão continuidade à biodiversidade local.

O lobo come os frutos, que além de nutri-lo eliminam vermes, em especial um bem frequente que ataca seus rins e pode ser fatal. Ele costuma defecar bem em cima de cupinzeiros para demarcar seu território.

Além do lobo, morcegos e pequenos mamíferos também se alimentam do fruto da lobeira.

Características Morfológicas: Ela pode se apresentar como um arbusto ou uma arvoreta (de, no máximo, cinco metros de altura). Seus frutos são arredondados e alcançam até 13 centímetros de largura. Tem cor verde e amarela (quando maduros). A frutificação ocorre entre julho e janeiro.

lobeira

Nutróloga destaca as propriedades recém descobertas da fruta
Popularmente conhecida como fruta do lobo, a lobeira apresenta diversos benefícios à saúde.

A população os usa para preparar geleias e doces, mas outro animal os assumiu como principal dieta. Não por acaso, essa espécie também é chamada de fruta-de-lobo. O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) alimenta-se em sua maioria de frutas.

Uso medicinal
A lobeira é usada como diurético, calmante, antiespasmódica, antiofídica e antiepilética. O chá de suas folhas é indicado contra afecções das vias urinárias, cólicas abdominais e renais, espasmos e epilepsia e o chá de suas flores é indicado contra hemorroidas.

Sua frutificação é concentrada entre julho e janeiro. Multiplica-se facilmente por sementes, sendo comum encontrar plântulas em fezes de gado e lobo-guará.

-Pó: Até 130 de glicemia uma cápsula (500 mg) após o café da manhã; de 130 a 200 de glicemia uma cápsula após o café e outra após o jantar; acima de 200 de glicemia três cápsulas por dia, uma após cada refeição.

O lobo brasileiro -o guará- não é nada mau, tem medo de chegar perto das pessoas e vive sozinho. Habitante do cerrado, ele é bem diferente dos lobos das florestas européias, que inspiraram contos de fadas como "Chapeuzinho Vermelho".

Dogue alemão

Esses cães da raça Great Dane, conhecida aqui no Brasil como Dogue alemão, possuem os títulos de maior cachorro do mundo e maior cachorro da história! Saiba um pouco mais sobre eles a seguir.

Com a peculiaridade de ser considerado o maior canídeo da América do Sul, o Guará destaca-se, também, pela sua importância para a conservação e manutenção da fauna e flora brasileira, e por ser um animal tranquilo e solitário.