Por que o nome jararaca?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Quando uma jararaca morde outro bicho ou uma pessoa, o veneno, que fica guardado em uma bolsa dentro da cabeça, é injetado por meio de duas presas que parecem agulhas de seringa. Foi por isso que as jararacas ganharam o seu nome, que, na língua indígena tupi, significa “que envenena a quem agarra”.

Embora seja muitas vezes tratada como “apenas mais uma espécie muito comum”, e às vezes até com certo desprezo, a jararaca (Bothrops jararaca) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está distribuída principalmente através de florestas ombrófilas e semideciduais da região sudeste do Brasil (leia também sobre a ...

A jararaca é conhecida também como caiçara, jaraca, jararacão e jararaca-dormideira.

Matar ou maltratar animais silvestre são crimes previstos na Lei Federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno. Possui uma dieta composta principalmente por pequenos mamíferos, aves e anfíbios.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!

A Ilha da Queimada Grande, localizada entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, é protegida por um contingente de milhares de cobras venenosas. Trata-se do local com a maior concentração de serpentes no Brasil.

Predadores: muçurana (Clelia sp.), gambás, gaviões, cachorro-do-mato e lobo-guará.

Jararaca - Bothrops jararaca - serpente venenosa - InfoEscola.

Xenodon neuwiedii . Hartmann, Paulo Afonso, Marília Teresinha Hartmann, and Marcio Martins.

As complicações mais importantes são infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

os troncos e galhos para se abrigar e se esconder, além de caçar suas presas. camuflar entre as árvores.

Engana-se quem acha que assim como a jiboia, a jararaca ataca, se enrola na presa e engole de uma vez! A jararaca morde, despeja o veneno e solta a presa. Se for um rato, por exemplo, depois de morder ela solta e deixa que ele tente fugir enquanto a toxina faz efeito.

Mamba Negra

Mamba Negra
Essa serpente é conhecida por sua agressividade e ataque preciso e mortal. A mamba negra é a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora. Ela pode atacar sua vítima até 12 vezes seguidas.