Por que o nome costela-de-adão?

Perguntado por: emoreira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Por que Costela de Adão? Além da aparência e do significado, a planta também chama atenção por esse nome popular pelo qual é conhecida. Pois bem, essa denominação faz referência ao próprio formato da folha: é vazada de uma forma que lembra uma costela, com a definição das vértebras.

Tem, portanto, natureza idêntica. Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

Há muito simbolismo na forma como Eva foi criada. Deus a fez da costela de Adão, mostrando que ela foi criada igual a ele. Ela não foi feita de um osso em sua cabeça, significando superioridade, ou de um osso de pé, indicando inferioridade.

Luz. A Costela de Adão prefere luz indireta, embora possa se adaptar a níveis de luz mais baixos. Por isso, não exponha sua Monstera à luz solar direta, pois muita luz pode queimar suas folhas!

Detalhe dos frutos da costela-de-adão. O fruto maduro da costela-de-adão é comestível e saboroso, por este motivo seu epíteto específico (a segunda palavra de seu nome científico) é deliciosa.

Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: espada-de-são-jorge, dracenas, costela-de-adão, filodendro, antúrio, comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz, jiboias, cissus e bromélias.

A Costela de Eva é uma planta ornamental de porte menor do que a Costela de Adão, outra variação muito conhecida da mesma. Assim, com folhas menores e marcadas pela presença de rasgos que parecem ter sido feitos acidentalmente, constituindo uma aparência muito marcante.

A costela de eva é uma planta ornamental nativa, majoritariamente, das flores tropicais e subtropicais do mundo. É uma espécie de porte menor do que a costela de adão, outra variação muito conhecida da mesma, mas igualmente linda e com capacidade de ser utilizada como parte do décor.

Sabe o porquê os dedos de Deus e Adão não se tocam na famosa obra de MICHELÂNGELO no teto da Capela Sistina ? Na obra o dedo de Deus esta esticado ao máximo, mas o dedo de Adão esta com as últimas falanges contraídas. O sentido da arte é explicar que Deus esta sempre lá, mas a decisão de buscá - lo é do homem.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

Ir para a notícia: 13 mentiras que você sempre acreditou que fossem verdade... mas não são!

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4).

Deus questiona: “quem te mostrou que estavas nu? Comeste do fruto da árvore que te ordenei que não comesses?”. E Adão, na sua aflição, pensa em Eva — o seu amor, a sua parceira, a sua alma gêmea — e decide que a culpa foi dela.

Como regar sua Costela de Adão
A planta deve ser regada com cautela – ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Você pode borrifar água nas folhas regularmente para deixá-las mais bonitas e saudáveis.

Existem diferentes tipos de Costela de Adão, sendo que os mais comuns são a Monstera Deliciosa, Monstera Adansonii e Monstera Obliqua. Monstera Deliciosa: é a espécie mais popular e conhecida.

A folha na água dura algumas semanas. Folhas de Costela de Adão na água: não deixe no sol direto porque a folha amarela! A folha na água dura algumas semanas.

Pura é sem mistérios: basta tirar os gomos e comer. Eles trarão uns pedacinhos pretos da parte interna da fruta que são absolutamente inofensivos, mas que podem ser removidos com facilidade na água corrente de torneira se a aparência lhe incomodar.

Demora cerca de 1 ano para amadurecer no pé e antes disso não se deve ingerir as folhas e o fruto verde. Depois de madura, a fruta é comestível e deliciosa.

O fruto da Monstera Deliciosa tem até 25cm de comprimento e 3 a 5cm de diâmetro e parece uma espiga de milho verde coberta com escamas hexagonais. À medida que a fruta amadurece, essas escamas ou plaquetas caem da fruta, liberando um aroma forte e doce. O cheiro foi comparado a uma combinação de abacaxi e banana.

Dessa mesma forma, as costelas-de-adão gostam de luz, mas sem exageros. Elas sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia. Se as folhas começarem a amarelar, é sinal de que o vegetal está recebendo muito sol. Elas precisam de boa drenagem e solo fresco para crescer.