Por que o nome cachorro quente?

Perguntado por: odomingues8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

De acordo com uma publicação na revista Superinteressante, o nome cachorro-quente também foi “oficializado” em meio a um jogo: “Conta-se que durante um jogo, em 1906, um vendedor gritava nas arquibancadas: 'Get your hot dachshund' (Pegue seu dachshund quente).

  • Estados Unidos
  • Alemanha

A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

Francisco Serrador

No Brasil, o empresário Francisco Serrador, idealizador da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, lançou, por volta de 1926, o cachorro-quente para ser vendido em seus cinemas.

Alemanha

Tradicionalmente, credita-se à cidade de Frankfurt, Alemanha, como local de origem da salsicha. A ponto de, em 1987, a cidade ter promovido um evento em comemoração aos 500 anos da iguaria, que teria sido inventada em 1484.

Portanto, a principal diferença entre hot dog e cachorro quente é que a versão original americana é mais simples e com menos ingredientes: pão, salsicha e molho. O propósito é preservar o sabor individual de cada um.

Os estudos sobre a história do cão sugerem uma origem em duas populações diferentes de lobos antigos, ocorrendo a sua domesticação em lados opostos da Eurásia, o supercontinente composto pela Europa e Ásia.

hot dog {subst.}

Nascido na segunda metade da década de 1980, no cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo, o lanche prensado surgiu do insight do proprietário de um carrinho de cachorro-quente localizado neste local, em prensar ou chapar o hot dog, aumentando assim o volume do sanduíche, além de incluir outros ingredientes não ...

Charles Feltman

O restaurateur Charles Feltman levou a salsicha alemã para a América do Norte em 1880 e lá nasceu a iguaria tão amada no mundo inteiro.

Apesar da origem europeia, a salsicha se popularizou nos Estados Unidos, sendo o imigrante alemão Charles Feltman o responsável por leva-la à região. As salsichas se popularizaram nos Estados Unidos ainda no século XIX, mas foi em 1904, em Saint Louis aconteceu o fato mais inusitado.

Dachshund

Popularmente conhecidos como salsicha, salsichinha ou cachorro salsicha, os cães da raça Dachshund tiveram origem na Alemanha durante o século XV.

Dogão do Rio de Janeiro
Acrescentar um ovo de codorna é bastante comum no Estado, mas já pensou num cachorro-quente com algumas uvas-passas?

As salsichas, na sua maioria, são elaboradas com carnes suínas e de aves. Trata-se de um produto cárneo fornecedor de proteína.

Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento.

Até existem versões com a salsicha Wiener, que teoricamente é a mesma usada no Brasil, mas com uma diferença gritante de sabor e qualidade. A versão alemã é mais “crocante”, por assim dizer. Outra versão popular na Alemanha é a receita do cachorro-quente dinamarquês, vendido na rede sueca Ikea.