Por que o noivo fica do lado esquerdo do altar?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

A razão da noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo no altar, durante a cerimônia, tem origem dos anglo-saxões. O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la.

Já a noiva entra ao lado direito do pai…. para ser entregue ao seu futuro marido, defensor e guardião, que a guiará sempre pelo seu lado esquerdo, podendo sacar sua espada e protegê-la das intempéries do destino! Essa regra de protocolo garante uma excelência na qualidade de organizadores e cerimonialistas.

A noiva segura o buquê com a mão direita e, ao se aproximar do altar, deve transferi-lo para a mão esquerda. Lado a lado – o noivo à direita da noiva – caminham até o celebrante.

A noiva entra na igreja à direita* do pai, de braços dados ou de mãos dadas com ele. Ao chegar, o noivo oferecerá seu braço esquerdo para que subam ao altar. A noiva permanece à esquerda do noivo durante toda a cerimônia.

Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família.

os padrinhos entram (mulheres sempre devem dar o braço direito aos homens); noivo entra com a mãe; daminhas e pajens; noiva entra com o pai (atenção, a noiva entra dando o braço esquerdo);

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo. A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

O corsage é um adorno de flores, utilizado geralmente no pulso, que traz padronização e charme à produção das madrinhas.

Para as noivas católicas, pode-se substituir o buquê por um boneco de pelúcia ou feltro de Santo Antônio. O santo casamenteiro trará o casamento para a solteira que o pegar. Com o mesmo princípio do Santo Antônio, as noivas podem jogar sapos de pelúcia para as amigas.

Primeiramente, o noivo e sua mãe (ou representante do sexo feminino) entram juntos devido a uma tradição cristã que diz que, o homem é o início da família. Ele entra com sua mãe ao lado esquerdo e os dois se posicionam ao lado direito, em frente aos seus convidados.

Na Grécia Antiga, o véu era utilizado para proteger a mulher de maus olhados e até mesmo “esconde-la” de admiradores. De acordo com a Bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres, e também é utilizado como representações de Maria, mãe de Jesus.

Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos.

Sendo assim, as alianças de casamento significam o comprometimento, fidelidade, união e amor entre duas pessoas. E como símbolo do casamento, as alianças são trocadas no altar pelos noivos, representando um compromisso sólido.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.

Como profissionais do mercado de casamentos, temos a obrigação de saber! A razão da noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo no altar, durante a cerimônia, tem origem dos anglo-saxões. O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la.