Por que o navio não afunda no mar?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.

Quando o espaço interno do navio que antes era preenchido com ar passa a ser preenchido com água, a densidade do navio começa a aumentar e o navio começa a afundar.

Ou seja, de forma simples a resposta para “por que os navios flutuam?” é: porque sua densidade média é menor que da água. Uma vez que boa parte do interior dos navios é composta de ar, mesmo que ele tenha compostos pesados de aço, ainda é capaz de flutuar.

Você já sabe que os navios de madeira tinham a sua base pintada em tinta de cobra, cujo tom era avermelhado, como forma de proteger a madeira da ação de algas e minhocas marinhas que se alimentavam do casco das embarcações.

Os faróis foram criados para ajudar os barcos que estão no mar. Eles apontam a entrada de portos ou a presença de recifes, bancos de areia e outras áreas perigosas onde os navios podem encalhar. Eles têm uma forma bem simples: uma torre alta com uma iluminação muito forte no topo.

Assim, o limite máximo para o calado é de 13,2 metros. Tal medida não é aleatória. Pelo contrário, essa margem de segurança é definida a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc).

O prego é mais denso(pesado) que um navio. Como?o navio tem muito volume,uma grandeza inversamente proporcional,quando maior for o volume menor será a densidade(o peso). Já o prego tem pouco volume e mais massa,ou seja,uma grandeza diretamente proporcional,quanto maior a massa maior será a densidade(o peso).

Na realidade é bem mais complicado afundar navios. Mesmo quando você apela, como no caso dos Kamikazes. No total o Japão perdeu 3.000 pilotos em ataques suicidas, o resultado foi mínimo: 34 navios afundados, 368 danificados, 4.900 marinheiros mortos. Isso a um preço altíssimo.

Como a água do mar é mais densa, tende a ficar no fundo, ou seja, é mais fácil para boiarmos nela que na água do rio ou da piscina.

A chamada “água de lastro” também é utilizada para compensar as variações de peso durante as operações de carga e descarga, de modo a controlar o calado e manter o navio estável.

Significado natural de barco é o de um navio pequeno (ou um navio é um barco grande...). Mas a expressão poética de um barco tem maior grandeza: “o Comandante e seu velho barco” ou “nosso barco, nossa alma”. Barco vem do latim “barca”. Quem está a bordo, está dentro de um barco ou navio.

Liquefação afunda 10 navios graneleiros por ano.

Assim que um navio afunda, começa um lento processo de deposição de areia junto e sobre as estruturas, e da protege o material do navio da açulo cáustica da água do mar e de alguns organismos marinhos perfurantes. Debaixo da areia, geralmente, restam partes do navio bem conservadas.

Desde o século XIX, os navios de guerra são pintados na cor cinza ou azul acinzentado, a fim de confundir-se com o horizonte ou com o mar das zonas em que navegam.