Por que o nariz sangra no calor?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A hemorragia nasal é qualquer tipo de sangramento que se exterioriza pelo nariz, e pode ser causada por feridas, inflamações ou excesso do calor. “Isso acontece porque, no tempo quente, os vasos sanguíneos se dilatam e o problema tende a ocorrer com maior frequência”, explica o médico.

Tratando-se de uma hemorragia nasal comum, siga estas dicas:

  1. Não incline a cabeça para trás. Esse é um equívoco comum. ...
  2. Não assoe o nariz. Se o sangramento parar, tente não assoar o nariz por algumas horas, isso poderia fazê-lo sangrar novamente.

Jamais deitar! A cabeça deve ficar ligeiramente inclinada para frente. Não deve ser inclinada para trás para evitar que o sangue escorra pela faringe e vá parar no estômago ou nas vias aéreas. Hemorragias refratárias à compressão mecânica mantida por 15 minutos, requerem assistência médica.

Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar. Eles também podem apresentar trombose venosa profunda ou dor no peito e falta de ar devido a embolia pulmonar.

  1. Assoe o nariz. ...
  2. Fique sentado ou em pé com a cabeça inclinada para frente. ...
  3. Aperte suas narinas por alguns segundos (na ponta do nariz)
  4. Fique pressionando seu nariz, com papel descartável, por alguns minutos (respire pela boca)
  5. Se o sangramento persistir, repita os passos.

Pode-se colocar um algodão embebido em solução vasoconstrictora (Afrin, Sorine...) dentro da narina e depois continuar a compressão por pelo menos 5 a 10 minutos.

“O sangramento nasal também pode ser um sinal de alerta para tumores, como nasoangiofibromas, pólipos e hemangiomas, entre outros. Eles estão entre as causas menos prevalentes, mas não podem ser descartados”, alerta o especialista.

Caso alguém costume ter sangramento no nariz mais de uma vez por semana deve-se buscar consulta em um otorrinolaringologista, médico especialista em problemas do nariz, garganta e ouvido.

- Sinusite: é uma inflamação dos seios nasais que pode causar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, sensação de peso no rosto, especialmente na testa e maçãs do rosto, e sangramento nasal. Geralmente, a sinusite, é provocada pelo vírus Influenza, sendo muito comum durante crises gripais.

Leucemia e o sangramento gengival. A leucemia é uma categoria de câncer que afeta as células sanguíneas. Tem como um de seus sintomas o sangramento incomum: sangramentos nasais ou de gengivas.

Cansaço e fraqueza persistentes
A fadiga excessiva também é um sinal de alerta para os adultos. Pois, com a superprodução de células cancerígenas, o sangue fica sem quantidade suficiente de glóbulos vermelhos, o que leva à anemia e, consequentemente, à fadiga, fraqueza e palidez.

O sangramento nasal, também conhecido por epistaxe, é um problema relativamente comum durantes os períodos de baixa umidade. Devido ao ar seco, as mucosas nasais tornam-se mais suscetíveis a inflamação, e as pequenas veias do nariz se rompem facilmente, provocando os sangramentos.

- Aperte a narina que está sangrando por cinco a dez minutos. - Não assoe o nariz. - Se continuar a sangrar, aplique compressa de gelo na base do nariz ou na nuca. Se não resolver, vá ao pronto-socorro.

A maioria das hemorragias nasais ocorre na parte frontal do nariz e são facilmente estancadas pinçando-se bem as narinas. As pessoas devem tentar a técnica do pinçamento por 10 minutos para estancar a hemorragia nasal. Se pinçar as narinas não parar a hemorragia, as pessoas devem procurar atendimento médico.

Equipe Oncoguia
Congestão nasal que não melhora com o tempo. Dor acima ou abaixo dos olhos. Obstrução de um dos lados do nariz. Gotejamento pós-nasal (parte posterior do nariz e da garganta).

Como identificar um câncer de cavidade nasal

  • Dificuldades em respirar pelo nariz;
  • Perda do olfato;
  • Presença de sangramentos nasais;
  • Congestão nasal que não melhora;
  • Inchaço ou dores na face;
  • Ferida ou lesão no céu da boca que permanece após semanas;
  • Dificuldades para abrir a boca.

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho.

Embora cause um grande desconforto, o sangramento nasal não costuma representar gravidade e muitas vezes pode ser resolvido de maneira simples, sem a necessidade de intervenção médica.

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias.
...
Cólica intensa;

  1. Inchaço abdominal;
  2. Alteração na coloração da menstruação;
  3. Presença de coágulos na menstruação;
  4. Cansaço excessivo.