Por que o nariz do gato é gelado?

Perguntado por: emota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O focinho de gato é gelado e úmido porque, assim como nos cachorros, é nele que acontece a troca de calor e controle térmico do corpo. Essa regulação é feita por meio de glândulas que ficam na ponta do focinho, que liberam uma secreção para reter o calor e, também, absorver melhor os cheiros.

Quando estão com febre, os gatos, geralmente, apresentam os seguintes sinais: Vermelhidão: repare se o focinho, as orelhas ou as patas estão mais avermelhadas. Nariz seco: geralmente o focinho é úmido. Com a febre, pode ficar mais ressecado.

Se estão quentinhas, o gato não está com frio. Se estão geladas, ele precisa de mais tocas e mantinhas. Isso acontece porque, assim como nós, o corpo deles prioriza a circulação de órgãos vitais. Então não se deixe enganar: o gato com orelhas geladas está com frio mesmo que sua barriguinha esteja quente.

Acariciar toda a região do rosto
Essa também é uma boa área para começar a acariciá-lo caso o bichano esteja resistindo. Normalmente, quando é feito carinho no gato em regiões como buço e rosto, eles acabam se entregando a tanto apreço.

Lambidas e mordidinhas no nariz também são comuns
Assim como cheirar, essa atitude também é uma demonstração de afeto e carinho. As lambidas geralmente representam amor na linguagem felina, e, portanto, se o seu amigo de quatro patas costuma lamber o seu nariz, você definitivamente tem um gato carinhoso e que te ama!

Quando sentem frio, normalmente, os felinos ficam com as patas, as orelhas e o focinho um pouco mais gelados. Além disso, a tendência é que ele fique mais paradinho do que o normal e ao lado do tutor, na maior parte do tempo. Assim como os cachorros, os gatos também podem usar roupinhas.

Sintomas de hipotermia
Os seguintes sintomas indicam que o gato pode estar com hipotermia: Tremores. As pernas e patas estão frias. Sintomas de choque térmico, por exemplo pulso rápido, respiração superficial, mucosas pálidas.

A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos!

Ítalo destaca que os sintomas de gripe em gatos mais comuns são:

  1. tosse;
  2. espirros;
  3. secreções nasais;
  4. secreções oculares;
  5. febre;
  6. perda de apetite,
  7. apatia.

No entanto, o gato pode tomar dipirona, mas isso jamais deve ser feito sem a prescrição médica, uma vez que o medicamento pode causar outros problemas de saúde nos pets.

12 – 18 anos

Os gatos sentem falta dos donos, mas os sinais são mais sutis. Ao voltar de uma viagem, o tutor pode encontrar o bichano na porta à sua espera, se esfregando e até mesmo miando mais do que o normal. Muitas vezes, o gatinho fica mais carente e mais próximo do dono nos dias seguintes.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Ele pode estar querendo chamar a sua atenção, pedindo carinho, marcando território ou até mesmo te cumprimentando. Os cheiros desempenham um papel fundamental na linguagem dos gatos e as glândulas adanais, que ficam pertinho do ânus, são responsáveis por secretar um odor característico.