Por que o narcisista humilha?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

O narcisista tem como objetivo humilhar e destruir o outro em prol da valorização do seu status pessoal ou social.

dentro do narcisista que ele não quer avaliar essas coisas então. ele projeta em cima de você ele precisa de alguém para ele jogar Aquele lixo todo e ele odiar. então. um dos motivos pelo qual o narcisista te odeia é exatamente isso ele tem que jogar para fora aquele mundo aquele caos interno que ele não.

O narcisista primeiro acalma a vítima em uma falsa sensação de conforto e mascara sua verdadeira intenção, tornando-se o que a vítima quer ver. Uma vez que essa pessoa está nas garras dele, a desvalorização começa. Os ataques pessoais tem o objetivo de corroer a autoestima e de distorcer a percepção da realidade.

Ansiedade generalizada, síndrome do pânico, depressão e transtorno do estresse pós-traumático também são algumas das patologias emocionais causadas por tudo que você vem passando.

O narcisista é agressivo e presunçoso, exagera seu desempenho e sempre culpa os outros por seus fracassos. Quem sofre desse mal tende a monopolizar as conversas, diminuir aqueles que considera inferiores, insiste em ter sempre o melhor e fica bravo ou impaciente se não recebe tratamento especial.

Na maioria das vezes, os narcisistas evitam assumir a responsabilidade e tentam atribuir isso aos outros. Essas são maneiras de manter suas imperfeições ou falhas ocultas. Assim, um mentiroso narcisista mente extensivamente para proteger sua reputação ou esconder seus fracassos.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

É importante não demonstrar emoções, mas dizer coisas gerais e factuais. Quando você estiver confrontando o narcisista sobre o comportamento dele, evite falar de sentimentos ou experiências pessoais do passado.

Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo. Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua.

Sentimento de superioridade
Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros. Mesmo inseguro, o indivíduo se vê como portador quase de uma divindade.

Reaja com empatia e respeito.
Narcisistas gostam de conflitos e assumem o controle sobre a conversa assim que suas vítimas ficam na defensiva ou perdem as estribeiras. Em vez de deixar isso acontecer, você pode tomar o controle usando expressões que mostrem empatia quanto à situação. Talvez a pessoa até se acalme!

Você sente que algo está errado em seu relacionamento, mas não consegue entender. Ele / Ela nunca resolverá um conflito, como resultado, eles continuarão a repetir. Você se sente ansioso quando está perto dele / dela. Ele / Ela raramente irá considerar seus sentimentos; e só o fará se lhe servir de alguma forma.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Narcisistas perigosos e/ou hipersexuais nunca demonstram remorso e, em alguns casos, não apresentam sinais de uma bússola moral. Em casos extremos, podem se assemelhar a sociopatas (também conhecidos como pessoas com transtorno da personalidade antissocial), demonstrando total desrespeito ou desprezo pelos outros.

O abuso narcisista é uma realidade triste que deixa sequelas em suas vítimas, que muitas vezes nem percebem o impacto que essa relação causa — dentre eles, a falta de um senso de identidade. Nestes casos, é importante buscar desenvolvê-lo, uma vez que ele é fundamental para o bem-estar de uma pessoa.

Narcisistas têm medo de qualquer concorrência direta, pois precisam ser os melhores em tudo que fazem. Isso explica, em partes, por que eles gostam tanto de menosprezar os outros: querem que todos se sintam menos competentes, capazes, habilidosos e valiosos que eles próprios. Não se deixe intimidar!

Ele não responde positivamente ao ser ignorado, pois isso ameaça seu senso de poder e controle. Então, quando você o ignora, é provável que ainda vá se sentir culpado e voltar se desculpando (mesmo que não tenha feito nada de errado).

A teimosia é um tipo de fraqueza e ponto fraco bastante particular quando é mencionado tipos de comportamentos de pessoas narcisistas. Por ter características de pessoas grandiosas e perfeitas, só de pensar em imaginar que outras pensem que o erro faz parte do cotidiano dela, a pessoa narcisista se transforma.

Alguns narcisistas respondem ao choro simplesmente dizendo para você parar de chorar. Isso é um reflexo de seu próprio desconforto. Ele pode, por exemplo, sentir-se temporariamente culpado ou ansioso, e deseja reprimir esses sentimentos.

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

As pessoas narcisistas costumam mentir. Nesse sentido, falam de coisas distantes e difíceis de comprovar e acreditam nisso ferrenhamente. Então, exageram e rentabilizam o que é bom, pois no mundo narcisista o fracasso é sempre algo pertencente aos outros ou ao mundo exterior.