Por que o mundo está girando mais rápido?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Uma das possíveis causas da Terra estar girando mais rápido é o efeito conhecido como “Oscilação de Chandler”. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo Seth Carlo Chandler. Basicamente, a oscilação ocorre quando os pólos do planeta se movem alguns metros a cada 433 dias.

As mudanças no núcleo
Ao monitorar as trajetórias dessas ondas, eles descobriram que houve "poucas mudanças na última década". O estudo deles indica que a rotação do núcleo interno da Terra foi interrompida e que, ao longo das décadas, girou primeiro em uma direção e depois em outra, possivelmente em um ciclo.

Em 2020, foram 28 registros de dias mais rápidos nos últimos 50 anos, com um recorde em 19 de julho, quando o planeta foi 1,46 milissegundo mais rápido — marca batida agora em junho.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

Talvez você possa até acreditar que antigamente o tempo passava mais devagar, mas a verdade é que os minutos e o segundos percorriam na mesma velocidade que atualmente. O dia continua a ter suas 24 horas e o tempo não está passando mais rápido.

No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela. É como se nós, e tudo que existe na superfície da Terra, fossemos extensões dela própria.

Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero. Sentindo o efeito da inércia, todas as construções e edificações no planeta cairiam, sem falar nos fortíssimos terremotos que assolariam o planeta.

“Sem a rotação, a gravidade no equador seria maior e isso forçaria a crosta terrestre para baixo nessas regiões, o que também provocaria terremotos e acomodações sísmicas”. Leia mais: Ondas magnéticas gigantes “varrem” o núcleo da Terra a cada sete anos, diz estudo.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar? - Revista Galileu\x22,\x22“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre ... Sem sua rotação, a Terra perderia o campo magnético protetor.

Enquanto 2023 se aproxima de ser o ano mais quente até hoje, combinação de mudanças climáticas com El Niño gera cenário em que consequências extremas são incertas. Há cada vez mais sinais de que 2023 será o ano mais quente já registrado.

No entanto, o campo magnético não é estável, e em intervalos irregulares, a uma média de cada 200.000 anos, ocorrem inversões de polaridade. Isto significa que os pólos magnéticos Norte e Sul trocam de lugar. Durante os últimos 180 anos, a força do campo magnético da Terra diminuiu cerca de 10%.

dia 29 de junho

O dia 29 de junho foi registrado como o mais curto desde a década de 1960, quando os cientistas começaram a medir a rotação do planeta com a UTC (Tempo Universal Coordenado). Naquele dia, a Terra girou 1,59 milissegundos mais rápido que o habitual.

Na quarta-feira, 29 de junho, a Terra completou o giro, que deveria ser de 24 horas, com 1,59 milissegundos a menos. Este é o recorde mais recente de uma série que a velocidade da Terra atingiu desde 2020 — sendo o recorde anterior de -1,47 milissegundos, em 19 de julho.

Desaceleração do planeta
Os primeiros sintomas a serem percebidos seriam os prolongamentos de dias e noites. De pouco em pouco, os períodos de luz e escuridão começariam a ser cada vez maiores, até que o planeta parasse totalmente.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

Para saber mais sobre o assunto, veja também: Ciclo da Água. A água do planeta Terra não cai para o espaço devido a ação da gravidade. A gravidade é uma força, uma espécie de cola invisível que mantém a água e os corpos grudados a Terra.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

“Neste ano, por exemplo, sua rotação está mais rápida do que em 2021 e 2020”, declarou. No período de sua formação, a Terra tinha dias bem menos extensos: por volta de 1,4 bilhão de anos atrás, a rotação do planeta ocorria em menos de 19 horas. Esste tempo varia diariamente.

Apesar de ter 31 dias como outros meses, janeiro vem surpreendendo internautas pela sensação de estar demorando mais que o comum.

Além de emoções, as nossas expectativas, a complexidade da tarefa a ser executada, a atenção ou distração também interferem na maneira como sentimos o tempo. É por isso que quando nos acontecem coisas boas, temos a impressão de que o tempo passa rápido demais.