Por que o milho tem cabelo?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Por que o milho tem cabelo? Porque ele precisa desses fiozinhos para se reproduzir. Na verdade, os “cabelos” ou a “barba” do milho servem para transportar os grãos de pólen que vão fecundar os óvulos da espiga, dando origem aos frutos desse vegetal, os grãos de milho.

O cabelo de milho é a parte que fica dentro da espiga de milho e são os fios amarelados que se desenvolvem durante o desenvolvimento dos grãos deste alimento.

O cabelo de milho é usado mais frequentemente em forma de chá, a partir do extrato seco comprado em lojas de produtos naturais. Ferver a água com o extrato seco de cabelo de milho, cobrir e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida, esperar esfriar um pouco e coar, podendo beber este chá até três vezes por dia.

b) Despendoamento
Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

Com a ação do vento, o pólen acaba sendo carregado e cai nos cabelos do milho. Em seguida, cada um dos grãos de pólen caminha por um fio e fertiliza um óvulo, gerando espigas com até 800 grãos. No final do processo, a planta passa por uma espécie de “calvície” vegetal.

Erva própria para a preparação de banho e defumação. A erva cabelo de milho no ritual de Umbanda, ela é uma erva associada ao Orixá Oxóssi e às falanges dos Caboclos e Boiadeiros.

A palha de milho é considerada um resíduo agrícola, geralmente incinerado ou utilizado como cama nos criadouros de aves nas propriedades rurais brasileiras, sendo um material abundante, porém pouco aproveitado de forma a gerar renda, exceto quando destinado à produção do artesanato.

Estimula a eliminação das toxinas que são retidas no organismo, melhora a circulação e o inchaço por retenção de líquidos, reduz a rigidez nos ombros, pescoço e mandíbula.

O que causa o cabelo espigado
Uso frequente de aparelhos de altas temperaturas, como secadores, modeladores e chapinhas. Agressões externas, como exposição solar excessiva, vento e poluição. Pentear o cabelo de forma incorreta ou ainda molhado. O atrito com a toalha na hora de secar o cabelo danifica as madeixas.

“Durante a polinização, as abelhas depositam grãos de pólen nas bonecas, onde germina o tubo polínico, a fertilização, e vai até o ovário da planta, onde ocorre a fecundação, formando o embrião e o grão de milho”, explica.

"A coloração do 'cabelo' apresenta diferentes tonalidades, variando de amarelo claro até alaranjado, dependendo da quantidade de antocianina, que pode ser classificada como ausência de cor, presença fraca, média e forte de antocianina", explica a pesquisadora do IAC, Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani.

O primeiro passo para preparar o milho cozido perfeito é limpá-lo bem. Retire a casca (ou palha) e os cabelos. Você pode fazer isso usando apenas as mãos, mas uma escovinha daquelas de roupa ou uma escova de dentes (para essa finalidade, claro) podem ajudar.

1 – Pegue a toalha de papel e molhe-a, bem pouquinho, para ela não se desfazer. 2 – Envolva a espiga de milho no papel e esfregue o papel da ponta do milho até a parte mais grossa. 3 – Faça isso algumas vezes até que todos os fiapos sejam removidos e a espiga fique lisinha.

É preciso lembrar que a camada externa de um grão de milho é composta principalmente de celulose, que é uma espécie de substância que não se decompõe facilmente mesmo quando devidamente mastigada pelos seres humanos.

Quanto tempo o milho leva para soltar o pendão? A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

Os adultos da cigarrinha podem se alimentar de outras plantas da família do milho, mas só se reproduzem em cartuchos de plantas de milho. Na entressafra, as cigarrinhas sobrevivem e se multiplicam em tigueras de milho ou outras lavouras de milho para as quais os adultos se dispersam pelo voo.

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação.

Conhecido botanicamente como uma cariopse, o grão de milho é formado por quatro principais estruturas físicas: endosperma, gérmen, pericarpo (casca) e ponta (Figura 2.1), as quais diferem em composição química e também na organização dentro do grão.

Outros dados incluem estes números: 1 mão de milho são 60 espigas que rendem de 24 a 40 pamonhas.

O milho representa proteção e fartura, uma planta considerada sagrada, e pode atrair boas energias para a sua vida. Sabemos que têm situações que precisam de respostas rápidas e partimos para o mundo espiritual, o mais poderoso.