Por que o microondas emite radiação?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1. O aquecimento de um material por irradiação com microondas se dá devido à interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula.

Do lado esquerdo do espectro visível, estão as radiações não ionizantes, com baixa frequência, que incluem as micro-ondas. Então, podemos concluir que elas não têm energia suficiente para ionizar elétrons de átomos ou moléculas, logo não têm o potencial de causar câncer, servem apenas para aquecer.

No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos. Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

O perigo maior está em queimaduras na hora de retirá-lo de dentro do aparelho e também de acontecer um fenômeno que é a explosão da água, por causa do excesso de vapor liberado. Por isso, ferver água no micro-ondas não é recomendado.

Utilize uma maçã
Deixe a maçã repousando durante todo o dia, enquanto isso, use seu micro-ondas normalmente. À noite, corte a fruta ao meio e a aperte para verificar se está fofa ou amolecida, como se estivesse cozida por dentro. Caso o resultado seja positivo, então esse é um sinal de que há um vazamento ocorrendo.

Não há nenhum indício de que micro-ondas cause câncer
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética.

O plástico errado usado no seu microondas pode estar liberando substâncias tóxicas na sua comida. Além disso, o plástico pode causar danos ao seu microondas, prejudicando seu funcionamento. Por isso, é importante usar recipientes plásticos que sejam apropriados para o microondas.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

Podemos citar algumas, como as torres de microondas próximas de residências, os aparelhos celulares, as redes wireless, wi-fi, Bluetooth que mesmo com radiações baixas são de emissão contínua e podem causar algum tipo de conseqüência.

Quanta radiação seu celular emite? O limite de 2,0 W/kg está dentro dos padrões internacionais — e mesmo os celulares que mais emitem radiação não ultrapassam esse valor. O site da Agência Federal Alemã de Proteção Contra Radiação (BfS) é uma fonte de consulta rápida ao SAR dos smartphones disponíveis no mercado.

A tensão criada pela corrente elétrica aquece um filamento localizado no centro do magnetron, que libera elétrons dentro da peça. Dois imãs posicionados acima e abaixo do componente fazem com que esses elétrons se movam rapidamente em um caminho circular.

A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo. Qualquer tipo de contaminação ocorre quando há a presença indesejável de um material em um local onde ele não deveria estar.

O micro-ondas não doura e não deixa os alimentos crocantes. As comidas não podem ser cozidas em recipientes metálicos, porque o metal bloqueia as micro-ondas. O aparelho deve seguir padrões de segurança para assegurar que o mínimo de radiação seja emitida, em níveis que não provoquem efeitos nocivos.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

O uso do microondas também impacta e diminui a atividade das enzimas antioxidantes, o que se traduz em uma diminuição significativa na proteção antioxidante e pode estar implicado no desenvolvimento de doenças degenerativas. Além de mudar a estrutura proteica dos alimentos.

Segundo a agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, sim.

É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta
MITO: Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de micro-ondas.

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

“ O risco está na exposição do usuário à possíveis vazamentos dessa radiação que podem causar danos ao globo ocular, provocando o aparecimento de catarata”. Ele lembra que a catarata resulta da opacidade do cristalino que, como se fosse uma gema de ovo, ao ser aquecido, começa a ficar esbranquiçado.