Por que o mico-Leão Dourado está ameaçada de extinção?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Isso porque o mico-leão-dourado está há muito tempo ameaçado de extinção. A devastação da Mata Atlântica quase exterminou toda a população de micos-leões-dourados. Originalmente, a espécie era encontrada em todo o litoral fluminense, chegando até o Espírito Santo.

Quanto ao mico-leão-dourado, não foi identificado um motivo claro para a alta de exemplares traficados. Especialista aponta para a crise econômica e a fragilização dos órgãos ambientais e de fiscalização como possíveis fatores.

De acordo com a IUCN, as causas mais importantes do declínio são a matança indiscriminada em defesa da vida humana e do gado; a perda de habitat e de esgotamento da base de presas; a caça furtiva e o comércio de carne de animais selvagens; além do comércio de ossos e outras partes do corpo do leão, tidos como ...

R$ 89,90.

Animais extintos no Brasil

  1. Rato-de-noronha. O rato-de-noronha extinto ainda durante a colonização do Brasil. ...
  2. Caburé-de-pernambuco. ...
  3. Gritador-do-nordeste. ...
  4. Limpa-folha-do-nordeste. ...
  5. Perereca-verde-da-fímbria. ...
  6. Maçarico-esquimó ...
  7. Arara-azul-pequena. ...
  8. Peito-vermelho-grande.

As espécies mais visadas são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos), passeriformes (passarinhos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), primatas e lepidópteros (borboletas). Além disso, de cada 10 animais traficados, 9 morrem antes de chegar ao seu destino final.

Curiosidades: O mico-leão-dourado quase desapareceu da natureza entre os anos 1970 e 1980, quando a população nas florestas do Rio de Janeiro estava sendo dizimada pelo tráfico de animais silvestres e desmatamento e foi reduzida a apenas 200 indivíduos.

Símbolo da luta pela conservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, estima-se que haja 1,6 mil indivíduos desse simpático primata na natureza atualmente. Os micos alimentam-se principalmente de insetos, capturados por suas unhas compridas de dentro das bromélias da Mata Atlântica.

O mico-leão-dourado vive cerca de oito anos e pode se reproduzir uma ou duas vezes por ano. Quando nascem os filhotes, tanto o pai quanto a mãe ajudam na criação.

leões

O título de 'leão, o rei da selva' não passa de uma antiga metáfora que se mantém até os dias atuais. A ideia surgiu na Grécia Antiga, 6 a.C. O gregos colocavam os leões como representação de nobreza e bravura e os imperadores usavam imagens do animal para transmitir a mensagem de que eram fortes e honrados.

O leão é chamado de "rei da selva" por causa de seu #porte imponente, majestoso e do rugido feroz que causa medo, assim como por sua #juba real.

O leão, todo mundo sabe, é o rei dos animais, mas não leva o título de maior felino do planeta. Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigris), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais 1 metro.

Mico-Leão-Dourado é um mamífero que vive exclusivamente na Mata Atlântica.

A gestação dura aproximadamente 129 dias e os nascimentos ocorrem de setembro a março. Geralmente nascem 2 filhotes, variando de 1-3 em casos mais raros.

Criada em 1996, a Associação Mico-Leão-Dourado, no Rio de Janeiro, atua com a missão de contribuir para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica com ênfase na proteção do Mico-Leão-Dourado em seu habitat natural.

Em linhas gerais, as espécies se extinguem pelas seguintes causas:

  • Fenômenos demográficos e genéticos. Por um lado, as espécies com populações pequenas correm maior risco de extinção. ...
  • Destruição de habitats silvestres. ...
  • Introdução de espécies invasoras. ...
  • Mudanças climáticas. ...
  • Caça e tráfico ilegal.

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

Ibex-dos-Pirineus

Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Na década de 80, algumas espécies viviam em cativeiro, contribuindo para a realização de programas de reprodução. No entanto, foi em 1997 que a última espécie viva morreu.