Por que o mês tem 30 dias?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os meses têm 30, 31 ou 28 dias de acordo com a duração que tarda a Terra em órbita ao redor do Sol, foi imposto assim por Julio César e Gregório XIII.

É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César. Esta teoria falsa foi inventada por Sacrobosco no século XIII e há bastante tempo que foi contestada.

Você sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rômulo, em 753 a.C.? Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março.

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias.

Próximos anos bissextos (e último)
O último ano bissexto foi o ano de 2020 e os próximos anos em que fevereiro terá 29 dias são: 2024. 2028. 2032.

Os anos bissextos foram criados no Império Romano. Eles possuem 366 dias e acontecem em anos divisíveis por quatro, exceto quando terminados em 00. O ano bissexto acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, diferentemente dos demais que têm 365 dias.

Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses.

Por que o calendário do meu smartphone vai apenas até 2036? - Quora. Porque em 13 de abril daquele ano o asteroide Apophis passará perto da Terra. De acordo com a Wikipédia, as chances de colisão são as mais altas de seu tipo. Talvez seja o fim do mundo e seu smartphone tenha decidido que não vale a pena contar mais.

Por ser uma palavra que tem origem em latim, da tradução de Aprilis, no sentido de abrir, por conta da evolução das culturas, acabou tendo a grafia diferente.

Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. Mas esses dois fenômenos não têm uma correspondência temporal perfeita. Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31.

Do latim augustus, agosto é o oitavo mês do calendário. E é assim chamado em honra ao imperador romano César Augusto, que governou Roma entre 27 a.C. e 14 d.C. Agosto chamava-se sextilis por ser o sexto mês do ano.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março. Novembro foi o nono mês do calendário de Rômulo c.

O ano de 304 dias do calendário iniciava em março (Martius), em homenagem ao deus romano Marte; e terminava em dezembro, época da colheita no clima temperado de Roma. Os romanos associavam cada ano à data de fundação da cidade.

Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março. O Wikcionário tem o verbete setembro.

Ano em que a tradição cristã (católica) situa a anunciação de Maria. Ao ano 1 a.C. segue-se o ano 1, pois não houve ano zero.

ANO 2020 - do calendário gregoriano.