Por que o mês de fevereiro tem 29 dias a cada 4 anos?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).

O último ano bissexto foi o ano de 2020 e os próximos anos em que fevereiro terá 29 dias são: 2024. 2028. 2032.

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

Conforme relatado por Tito Livio em seu livro "História de Roma desde a fundação", foi Numa Pompilio, segundo rei de Roma no período de 754 a.C. a 673 a.C., que apresentou o atual calendário de doze meses. Os meses de janeiro (mês dedicado a Janus, o deus dos começos) e fevereiro foram então inseridos.

O imperador determinou, então, que seu mês tivesse mais um dia, retirado de fevereiro, que ficou com 28. E, como o ano é um pouco maior do que os 365 dias do calendário (0,242 dia, para sermos exatos) ele também adicionou um dia extra a cada 4 anos, que depois de nova reforma se tornou o 29 de fevereiro.

Fevereiro - Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano. Março - Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Foi então que Numa Pompilius, segundo rei de Roma, teve uma ideia. Como números pares eram considerados de mau agouro na Roma antiga, ele removeu um dia de todos os meses com 30 dias.

30 de fevereiro

Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro. Corresponde a expressões como “quando as galinhas tiverem dentes” ou “nem que a vaca tussa”.

Foi em 46 a.C. que o imperador Júlio César decretou que nesse dia seria comemorado o ano-novo, baseado no calendário juliano.

Dia Mundial da Justiça Social: A data é comemorada desde 2015, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu esse dia para conscientizar sobre a igualdade social entre os povos e respeito à diversidade.

Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. Mas esses dois fenômenos não têm uma correspondência temporal perfeita. Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31.

A maioria dos países do mundo utiliza, atualmente, o Calendário Gregoriano, promulgado em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Esse documento é o que define que o mês de fevereiro tem 28 dias, e a cada quatro anos, 29, o que chamamos de ano bissexto.

Como o dia 29 de fevereiro só acontece a cada quatro anos, a pessoa, no fim, tem que escolher uma data para comemorar nos anos que não são bissextos. Ou seja, o bolo e o “Parabéns pra você” ficam para o dia 28 de fevereiro ou 1. ° de março nesses anos.

Os romanos adaptaram essa estrutura. De acordo com alguns pensadores, como Plutarco (45-125), no princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma, que governou por volta de 700 a.C.

Isto corre porque nos outros meses, em latim, são escritos da seguinte forma Januarius, Februarius, Marthius, Aprilis, Maius, Junius,Julius, Augustus, e demais meses, que no português seriam JaneirO, FevereirO, MarçO, etc.

Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

Já o calendário hebreu, baseado nos ciclos da Lua, estava em 3760. O marco zero seria a criação do Universo segundo a tradição judaica.