Por que o mês de fevereiro e só 28 dias?

Perguntado por: ivasconcelos3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).

Porque na verdade, um ano solar possui cerca de 365 dias, 6 horas e alguns segundos. Por isso, a cada quatro anos, se juntam essas 6 horas e foram um dia de 24 horas. É notável a exceto aos anos que terminam em 00 e não são divisíveis por 400, como o ano de 1900, que não foi bissexto. Já 2000, foi bissexto.

O registro deve ser feito em 24 horas, ou no máximo até 15 dias após a data do nascimento, em cartório de registro civil.

para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses.

Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2020 e o próximo será 2024.

No próximo dia 28 será celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras para conscientizar a população sobre essas doenças, que afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil são 13 milhões, mas o número pode ser maior.

30 de fevereiro

Antonio de Oliveira
Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro. Corresponde a expressões como “quando as galinhas tiverem dentes” ou “nem que a vaca tussa”.

Fevereiro

Fevereiro é também o mês mais curto do ano: dura 28 dias. Porém, a cada quatro anos, sua duração é de 29 dias, os chamados anos bissextos, que ocorrem para ajustar o ano civil com o ano solar.

Os 10 dias de atraso foram abruptamente retirados do calendário gregoriano. Os dias entre 5 e 14 de outubro de 1582 simplesmente não existiram. As pessoas foram dormir na quinta, 4 de outubro e acordaram na sexta, dia 15. Imaginem a confusão.

Fevereiro - Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano. Março - Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Três décadas depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês, Sextilis, foi mudado para Augustus (agosto), em honra ao então imperador César Augusto. Mas Augustus tinha só 30 dias enquanto Julho tinha 31. O imperador determinou, então, que seu mês tivesse mais um dia, retirado de fevereiro, que ficou com 28.

O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina. Assim sendo, o sentido de abril em latim pode ser visto como "abrir", com isso, por conta da evolução ao longo dos tempos das culturas fez com que abril tivesse uma grafia diferente dos demais meses do ano.

O dia 31 de fevereiro (AO 1945: 31 de Fevereiro) é uma data fictícia usada para um evento imaginário, como, por exemplo, o dia de São Nunca.

Ano bissexto: o ano em que fevereiro tem 29 dias
Para corrigir a diferença que é acumulada com o tempo, adotou-se nesse período o ano bissexto, com um dia a mais a cada quatro anos, inspirado no calendário egípicio que já utilizava esse recurso.

Fevereiro é o segundo mês do ano pelo calendário gregoriano e pelo seu antecessor, o calendário juliano, e era o décimo-segundo e último mês no calendário lunissolar romano extinto em 46 a.C. (à época chamado de Februário).

Em contrapartida, os meses de outubro, novembro e dezembro são tidos como os meses em que nascem menos bebês.

Segundo o tiktoker @oluizbtt, que faz conteúdos de curiosidades, a lista com as datas de aniversário mais comuns do mundo é esta: 12º - 8 de julho; 11º - 18 de setembro.

O calendário sumeriano reiniciava o Ano Um a cada novo rei. Calendários circulares, como o maia, que começou no que agora é 3114 a.C., completando um ciclo e começando de novo em 21 de dezembro de 2012.

Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário. Outros povos também realizaram adaptações e mudanças no calendário.

Como surgiram os meses do ano
Vários povos adotaram o calendário lunissolar, em que cada mês é baseado nas fases da lua (mês lunar) e o ano é baseado nas estações (ano trópico). Este calendário foi usado pelos gregos, romanos, chineses, tártaros, japoneses e judeus.