Por que o mês de agosto tem 31 dias?

Perguntado por: omodesto2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.

A crença de que agosto é um mês ruim surgiu em tempos antigos. Alguns acreditam que essa associação negativa tem origem no calendário romano, quando agosto foi batizado em homenagem ao imperador romano César Augusto (Augustus).

Para que a quantidade total de dias no calendário se mantenha em 365, alguns meses foram ajustados com 31 dias, enquanto outros foram reduzidos para 30 e 28. Essa medida garante o equilíbrio necessário para que o ano seja completo e esteja de acordo com o ciclo solar.

Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. Mas esses dois fenômenos não têm uma correspondência temporal perfeita. Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31.

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

Mais de três décadas depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês foi mudado para Augustus (agosto) em homenagem ao então imperador César Augusto. Mas, para que o mês dedicado a ele não tivesse menos dias do que o dedicado a Júlio César, o mês de agosto passou a ter 31 dias também.

Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias.

Os romanos adaptaram essa estrutura. De acordo com alguns pensadores, como Plutarco (45-125), no princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma, que governou por volta de 700 a.C.

Você sabe o porquê da má fama de agosto? A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época.

Dizem que cortar cabelo em agosto dá azar. Na Argentina os mais crentes ficam o mês inteiro sem sequer lavar a cabeça (azar é de quem se aproximar de um supersticioso argentino). Os cariocas recorrem às bênçãos dos frades Franciscanos.

agosto

Mês escolhido para homenagear a cultura popular (dia 22/8 é o Dia do Folclore), agosto é conhecido como mês “do azar”, “do desgosto”, “do cachorro-louco” e “de amuleto no bolso”.

Fevereiro

Mes + curto do ano é Fevereiro. estão a falar com crianças de 2 anos :\ ele msm é o +peknte! Fevereiro.

Isto corre porque nos outros meses, em latim, são escritos da seguinte forma Januarius, Februarius, Marthius, Aprilis, Maius, Junius,Julius, Augustus, e demais meses, que no português seriam JaneirO, FevereirO, MarçO, etc. Como foi percebido, abril não segue a mesma ideia que as demais palavras.

Fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Isto porque o calendário romano tinha 10 meses e ia, inicialmente, de março a dezembro. De setembro a dezembro, os nomes dos meses seguiam a lógica dos números - 7º (setembro), 8º (outubro), 9º (novembro), 10º (dezembro) - e por esta razão setembro era o 7º mês do ano.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem ( nove ), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.

"A data muda por uma série de fatores, como o ano ser ou não bissexto, por exemplo. Mas sempre acontece mais ou menos nesta época, no equinócio em março, momento em que ocorre a entrada do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte", explica a astróloga Bianca Ballesteros.

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

A reforma de Júlio César instituiu o ano depois de 45 a.C. com 365 dias e seis horas, divididos em 12 meses, o que conseguiu resolver o problema durante um tempo. As seis horas que sobravam de cada ano seriam compensadas a cada quatro anos com a inclusão de mais um dia em fevereiro, os dias bissextos.