Por que o medo afeta os rins?

Perguntado por: lbaptista8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A energia armazenada nos Rins, relaciona-se com a vontade, iniciativa e ambição. Quando a energia e a vontade estiverem associadas com insegurança profunda e medo, o indivíduo pode ver o mundo como ameaçador e se tornar obcecado por ter poder e controle sobre todas as coisas (ROSS, 2003).

O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado. Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções.

Raiva e ódio prejudicam o fígado e suas funções orgânicas e energéticas. – Pâncreas – pode ser prejudicado por desejo, apego e sentimentalismo. – Rins e bexiga – são prejudicados por medo e susto. – Órgãos reprodutores – podem ter seu funcionamento prejudicado por emoções como luxúria e medo.

cenoura; -Frutas secas como damasco e abacaxi; -Nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, abóbora e gergelim, castanhas cruas, amendoim cru; – Feijões de todos os tipos, temperar com sementes levemente torradas e moídas, como cominho, coentro, mostarda, bem como ervas aromáticas, cebola, alho e gengibre.

A energia Yin do Rim é a raiz de todas as energias Yin do organismo e representa a base material, o substrato, a essência e os fluidos. A energia Yang do Rim é a raiz de todas as energias Yang do organismo e representa a energia, a força motriz e o calor necessário para realizar todas as funções fisiológicas.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Essa situação pode ainda causar sintomas físicos, como falta de sono, taquicardia, dor de cabeça, aumento da pressão arterial e alergias na pele, que, com o tempo, podem virar doenças como hipertensão e diabetes.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

O fígado é o órgão mais facilmente influenciado pelo estresse e sua desarmonia pode perturbar outros órgãos. Ele também armazena sangue e tem uma forte ligação com o sistema reprodutivo, especialmente a menstruação em mulheres.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.