Por que o mascote do Palmeiras e um porco?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na partida seguinte entre as duas equipes, a torcida do Timão soltou um suíno no gramado do Morumbi antes do duelo começar. Enquanto o animal corria, os torcedores gritavam: "porco, porco". A provocação durou mais de uma década. Contudo, o Palmeiras acabou adotando o apelido e o mascote em 1986.

Foi graças a João Roberto Gobbato, diretor de marketing do Palmeiras em meados dos anos 1980, que resolveu adotar o xingamento como um apelido que identificaria o clube.

Trinta anos depois, o porco foi finalmente oficializado como uma das mascotes do Palmeiras ao lado do periquito e recebeu o nome de Gobbato, em homenagem ao diretor de marketing da época.

Um clube, dois mascotes e muita tradição. Há trinta anos o Palmeiras adotou o porco, porém a primeira mascote do Verdão, o periquito, é até hoje um dos ícones oficiais do clube.

''O Palmeiras não tem Mundial''. Essa é a música cantada pelas torcidas rivais do Palmeiras. A provocação deu início quando o Verdão reconheceu que o time foi Campeão do Mundo em 1951. A torcida do Corinthians, que não curtiu, afirmou que o clube não havia conquistado o título do Mundial de Clubes.

Características como a astúcia e a rapidez do animal foram atribuídas na época ao então presidente do clube celeste, Mario Grosso, conhecido pela sua esperteza nas negociações de jogadores. Para simbolizar o ícone cinco estrelas, foi criado em 2003 o Raposão.

Vou explicar para vocês, de onde surgiu o “gambá” e, porque ele foi aplicado como alcunha a nós, corinthianos. O CT do Corinthians se localiza na marginal do Rio Tietê e como o rio cheira mal, logo o time começou a ser chamado de Gambá. Os adversários caçoam do clube falando que seus torcedores são “pobres e fedidos”.

Foi então que, no dia 13 de maio de 1914, ele jogou contra seu time anterior. A torcida americana começou a provocá-lo, gritando “pó de arroz”, se referindo a um produto branco que o atleta usava no rosto depois de fazer a barba, um hábito que ele já tinha quando atuava no América.

Vejam, porco vem do Latim porcus, “porco, suíno doméstico”, do Indo-Europeu porko. Imaginem só: nos tempos das cavernas uma criança muito sujinha ia ser chamada por esse nome tal como agora! Latim sus, do Indo-Europeu su-, de mesmo significado. Pode ser chamado de marrano ou marrão também.

Segundo o historiador, a formação da rivalidade está ligada ao encerramento, no fim da década de 1930, do clube Paulistano, representante da elite paulistana da época, que enfrentou uma grave crise financeira.

O nome Palmeiras surgiu como uma homenagem do clube fundado por Luigi Cervo a uma outra instituição paulista da época, a Associação Atlética das Palmeiras. A entidade, um clube de futebol fundado em 1902, tinha um bom relacionamento com o time alviverde, chegando a ajudá-lo em diversos momentos difíceis.

Durante o último século, até a década de 1960, torcedores de Fluminense, Vasco e Botafogo usavam o termo Urubu para se referir aos Rubro-Negros. A associação tinha conotação racista, por conta do das cores do animal, que era comparado à torcida do Flamengo, composta em grande número por negros.

Duas vezes campeão pela Liga Paulista de Futebol, em 1914 e em 1916, o Corinthians estava invicto havia três anos em 25 jogos. Naquela tarde, no Estádio Palestra Itália, caiu diante do então novato Palestra, que seria a partir daquele dia seu maior rival na história.

Afinal, o Palmeiras já conquistou o Mundial de Clubes? ganhou status de título mundial. Em pergunta para o atacante, foi mencionado o rival Corinthians e uma suposta igualdade de conquistas mundiais: "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada.

Desde então, o porco se tornou, além de um mascote, uma das alcunhas mais conhecidas da Sociedade Esportiva Palmeiras. Atualmente conhecido como Palmeiras, o clube já teve o nome de Palestra Itália, em sua criação, no começo do século passado.

De acordo com pesquisa da Sports Business Journal, que levantou os salários dos mascotes, a média dos valores recebidos de cada time é de 60 mil dólares anuais (cerca de R$310 mil).

O Canarinho é o mascote da Seleção Brasileira 2022 oficial, presente em todos os jogos entre as mais diversas competições. Conheça a história de Canarinho e se ele estará no Catar para a Copa de 2022. Aproveite e leia: Quem é o camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Catar 2022?