Por que o maracujá da flor e não vinga?

Perguntado por: haraujo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Falta de polinização pode ser motivo de frutos não vingar.

A polinização natural do maracujazeiro, geralmente, é feita por mamangavas. Nesse caso, o percentual de vingamento de frutos vai depender do número de mamangavas presentes no pomar e da freqüência das aplicações de defensivos agrícolas.

R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.

Um indicativo da necessidade de se realizar a polinização artificial ou mesmo se é necessário o aumento da população de mamangavas é quando se observa uma grande quantidade de flores caídas no chão do pomar. Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai.

Após 120 dias do plantio, as adubações continuam e a cada 45 dias devem-se colocar 100 g de sulfato de amônio e 50 g de clo- reto de potássio por planta. Após o primeiro ano do plantio, é recomendável colocar, a cada ano, 3 a 5 litros de cama de frango curtida por cova.

Aumente a presença do inseto em pomares de maracujá com toras de madeira velha ou apodrecida.

Em caso de seca, as plantas podem eliminar frutos para economizar água. Sem possibilidade de segurar toda a carga, o maracujazeiro tem aborto espontâneo de frutos. Outra causa comum de queda de frutos verdes de maracujá é o ataque de pragas.

Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.

A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.

dois anos

Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido.

A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá.

Solo e rega
O maracujazeiro requer um solo bem adubado, drenado e leve, sem umidade. Regue apenas quando o solo estiver seco, com cuidado para não encharcar.

A cultura do maracujá possui característica genética de alogamia. Desta forma, para que ocorra a fecundação no ovário, o pólen deve ser proporcionado de outra planta do sexo oposto. A autoincompatibilidade do maracujá pode ser dividida em heteromórficos e homomórficos.

A flor do maracujá abre somente uma vez e permanece aberta apenas por algumas horas (JUNQUEIRA et al., 2016).

A antracnose, cladosporiose ou verrugose, bacteriose, seca-das-ramas, podridão-de-raízes, nema- tóides e morte prematura são as mais importantes.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

A flor de maracujá possui propriedades medicinais e, além disso, é muito conhecida por suas cores e formatos

  1. In natura.
  2. Na forma de sucos.
  3. Receitas de doces, como mousse.
  4. Em bolos.
  5. Molhos agridoces.