Por que o mar tem ondas E o rio não tem?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra.

As ondas variam em função de diversos fatores, mas o mais importante é o declive no solo marinho na costa, além do vento, que as impulsiona. Quanto maior o declive, mais curtas e altas as ondas (ex: praia "de tombo"). Quanto menor o decline, mais baixas e longas as ondas.

Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Nazaré, Portugal
A Praia do Norte da Nazaré conquistou fama mundial quando, em 2011, o surfista Garrett Mcnamara surfou ali uma onda de 23,8 metros, entrando para o Livro do Guiness como a maior onda surfada do mundo.

Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.

Essa é a realidade da Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, o ponto mais profundo do oceano, que chega a quase 11 mil metros.

Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.

O infralitoral é a região inferior, quase sempre submersa, cujos organismos geralmente não possuem adaptações para viver fora d'água; apresenta maior diversidade biológica devido à grande variedade de animais e microrganismos.

Praia de mar aberto - Praia Tucuns

  • América do Sul.
  • Estado do Rio de Janeiro (RJ)
  • Armação dos Búzios.
  • Armação dos Búzios - O que fazer.
  • Praia Tucuns.

“Essa areia preta nada mais é do que um mineral pesado chamado ilmenita. É um processo natural chamado intemperismo e erosão, que ocorre com o embate das ondas ao longo do tempo. O embate promove a remoção mecânica desse mineral. Essas rochas têm como composição o ilmanita, formado por dióxido de ferro e titânio.

A Lua atrai a superfície do oceano formando uma elevação de água em sua direção. Por outro lado do planeta, a força centrípeta resultante do movimento da Terra gera uma outra elevação na direção oposta. O que resulta em duas elevações de marés simultâneas, uma acompanhando a Lua no céu e outra no lado oposto.