Por que o Mar Morto tem esse nome?

Perguntado por: iveiga4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por que o Mar Morto recebe esse nome? O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal que possui em sua composição. Essa quantidade é tão grande que praticamente impossibilita a existência de vida. Estudos estimam que existem cerca de 300 gramas de sal para cada litro d'água desse lago.

O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água.

O mar morto é um grande lago de água salgada localizado no Oriente Médio. Apesar do nome, o mar morto não é mar e nem está morto. Trata-se, na verdade, de um lago formado por uma água muito salgada, sendo, por isso, chamado também de lago Asfaltite.

Para os que têm medo de tubarão, uma linda notícia: nem tubarão tampouco outro peixe, de qualquer tamanho, virá beliscá-lo por aqui.

20 minutos

Depois, saiba que visitar o Mar Morto é bem diferente de curtir o mar “comum” da praia. Você não fica a manhã toda boiando ali vendo o tempo passar, pelo contrário: o intervalo máximo recomendado de permanência na água é de 20 minutos.

Só é possível visitar e nadar no Mar Morto em praias com estrutura. A água com muito sal faz coçar o corpo, o que torna necessário utilizar chuveiros de água doce. Além disso, em Israel só é permitido nadar no Mar Morto nas partes que há praias, ou seja, locais com estrutura.

Foi lá onde Jesus Cristo recrutou o pescador Pedro e seu irmão André, além dos irmãos João e Tiago, segundo a crença cristã. O milagre da multiplicação dos pães e peixes também aconteceu nas margens do lago.

As águas do Mar Morto são ricas em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo. Em contato com o corpo, esses compostos podem desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele.

Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora-se muito rápido, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.

O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".

Com uma concentração de sal dez vezes superior a qualquer oceano, e 21 sais minerais como magnésio, cálcio, brómio ou potássio, as suas propriedades são reconhecidas internacionalmente e procuradas tanto por turistas que se querem banhar nas águas que um dia atraíram Cleópatra como pelos que adquirem os cremes, sais e ...

Existem mais animais no Mar Morto, embora não sejam visíveis sem o auxílio de um microscópio. As formas de vida mais abundantes nesse lago são microrganismos halofílicos, assim chamados por sua capacidade de sobreviver em ambientes aquáticos com alta concentração de minerais salinos.

Mar Cáspio

É o maior mar fechado do planeta. Ocupa uma área de 438 690 km2 e encontra-se 28 metros abaixo do nível dos oceanos. Situa-se entre a Europa e a Ásia, a este do Cáucaso.

Mar Vermelho - Com 300 quilómetros no seu ponto mais largo, o Mar Vermelho recebeu este nome pela cor dos corais que aparecem na sua superfície. Cerca de 350 espécies diferentes de corais já foram catalogadas nas suas águas claras.

"Avanço urbano nas costas, resíduo nas águas, derramamento de esgoto, tudo isso influencia e pode estar afetando. Também pode ser a associação que o tubarão cria a humanos e alimento, como o que ocorre em áreas de mergulho em que áreas de turismo dão alimento aos animais", comenta.

Importância ecológica do tubarão
Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas.