Por que o lobo da Tasmânia morreu?

Perguntado por: rsouza7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O lobo-da-tasmânia provavelmente foi extinguido da Austrália continental há cerca de 2 000 anos, e possivelmente antes disso na Nova Guiné. A extinção é atribuída à competição com os humanos indígenas e os invasores dingos.

Os diabos-da-tasmânia são protegidos pelas leis ambientais da Austrália. Entretanto, um mal, conhecido como doença do tumor facial do diabo - Devil Facial Tumor Disease, pode pôr fim à existência desses animais. Essa enfermidade é um tipo de câncer.

Nativo da Austrália e Nova Guiné, o lobo-da-tasmânia, também conhecido como tigre-da-tasmânia, foi extinto no século 20. O animal era item de caça com recompensa e, além disso, a invasão ao seu habitat foram motivos para a extinção da espécie que existiu até 1932 e foi declarada extinta em 1936.

Ibex-dos-Pirineus

Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Na década de 80, algumas espécies viviam em cativeiro, contribuindo para a realização de programas de reprodução. No entanto, foi em 1997 que a última espécie viva morreu.

Maçarico-esquimó

1 – Maçarico-esquimó
Esta espécie é considerada atualmente Regionalmente Extinta. O animal era visitante comum no interior do Brasil. Foi registrada aparições no Amazonas, Mato Grosso e São Paulo, mas o último foi há mais de 150 anos.

A provável causa do sumiço desses animais é a extinção da megafauna ao final do Pleistoceno, como os dentes-de-sabre eram especialistas em caçar herbívoros de grande porte, quando suas presas foram extintas, eles também foram.

Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.

O diabo-da-tasmânia é endêmico da Austrália, onde pode ser encontrado apenas na ilha da Tasmânia e algumas ilhas costeiras próximas, como Robbins, Bruny e Badger.

lobo da Tasmânia

Poucos predadores comem indivíduos adultos desta espécie, seu predador natural é o lobo da Tasmânia, segundo registros. A predação ocorre mais em jovens e filhotes, por aves rapinantes grandes.

O diabo da Tasmânia é conhecido por sua agressividade e instabilidade comportamental, principalmente quando está comendo. As brigas entre animais da mesma espécie são comuns, e sempre com muitos gritos e grunhidos que parecem latidos.

Saiba mais sobre estes animais extintos e os motivos que fizeram com que desaparecessem.

  • Tigre-da-tasmânia. O tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) foi considerado o maior marsupial carnívoro conhecido. ...
  • Dodô ...
  • Peixe-mão manchado. ...
  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta. ...
  • Melomys rubicola.

"Primos" mais agressivos dos cangurus, os tigres da Tasmânia foram oficialmente extintos em 1930 devido à caça predatória, por serem carnívoros que se alimentavam das ovelhas de rebanhos, relata o jornal The Independent.

Dinossauros, mamutes, dodôs, lobos-da-tasmânia e sapos-venenosos-esplêndidos são alguns exemplos de animais extintos em nosso planeta. A extinção de animais pode ser consequência de diferentes causas, como fenômenos naturais e a ação humana.

A volta dos animais extintos
Basicamente esse processo consiste em transferência nuclear, ou seja, os cientistas extraem DNA dos fósseis do animal extinto, e implantam no óvulo de uma espécie parecida. Isso gera um animal “híbrido” que tem a maioria das características da espécie extinta.