Por que o lixo é um problema preocupante?
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
Quais os problemas que o lixo pode causar?
As principais doenças causadas pelo lixo ocorrem através de vetores, como ratos e moscas. Esse contato se dá, de forma indireta, por meio da falta de estrutura que impede a contaminação e a transmissão, como é o caso de lixões a céu aberto.
Qual é o problema dos lixões?
O lixão encontra-se em funcionamento inadequado, sem atender as regras de proteção ao meio ambiente, ocasionando assim inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macrovetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, ...
O que citar na redação sobre lixo?
No Brasil, como prova disso, os problemas relacionados ao lixo estão se acentuando, seja[1] pelos poucos recursos empregados pelo Estado na manutenção sustentável dos resíduos bem como[2] pelo consumo exacerbado da população, o que corrobora para o desequilíbrio ambiental.
Por que o lixo é um problema para o meio ambiente?
O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos (MIRANDA, 2002) e constitui uma preocupação ambiental mundial (RÊGO et al., 2002), uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas.
Quais são as principais causas do lixo?
O lixo urbano pode ser de origem domiciliar, origem industrial, hospitalar e o lixo deste século: o tecnológico. O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais.
Qual o problema do lixo no Brasil?
O lixo não desaparece simplesmente, ele continua em algum lugar do planeta, na maioria das vezes em aterros a céu aberto, ou em lixões causando problemas como a poluição do solo e da água, propiciando também a proliferação de animais que transmitem doenças a população e causando enchentes, pois muitas vezes esse lixo é ...
Porque o lixo é uma questão social?
O mundo está produzindo cada vez mais resíduos sólidos e quanto mais a economia cresce, mais resíduos produzimos; principalmente devido ao consumo em massa e o incentivo à cultura do produto descartável que resulta em um crescimento de resíduos muitas vezes maior que a população.
Qual impacto ambiental gerado pelo lixo?
Contaminação do solo e da água pelo chorume. Mau cheiro do lixo em decomposição. Aumento do número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição. Deslizamento de encostas.
Quando o lixo começou a ser um problema?
A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial - que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo - a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso.
Por que os lixões não são recomendados?
Nos lixões, os resíduos são depositados em aterros a céu aberto sem nenhum controle ambiental ou tratamento. Além de produzir o gás natural metano (CH4), um dos agravadores do efeito estufa, a decomposição da matéria orgânica gera o caldo chorume, altamente poluente.
Por que não deve ser feito lixões?
Inclusive muitos lixões são clandestinos. Visto que essa destinação não possui nenhum critério sanitário de proteção ao meio ambiente, o resultado é que todo esse lixo contamina a água, o ar, o solo, o lençol freático, atraindo vetores de doenças, como germes patológicos, moscas, mosquitos, baratas e ratos.
Por que os lixões devem ser desativados?
Elas contaminam o solo e o lençol freático — ou seja, infectam os reservatórios de água —, liberam gases poluentes na atmosfera e acabam se tornando ponto de proliferação de doenças.
Como explicar o lixo?
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
O que é lixo na sua opinião?
De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo.
Qual é a situação do lixo no mundo?
O problema no cenário do lixo começa na geração
Esse número dobrou entre 2000 e 2019, correspondendo atualmente a 3,4% do total global de emissões de gases estufa. 1/3 de toda a comida do mundo vai parar no lixo, enquanto quase 830 milhões de pessoas estão passando fome.
Como podemos resolver o problema do lixo nas cidades?
Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:
- Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
- Biodigestão. ...
- Crédito de carbono. ...
- Incineração. ...
- O lixo que vira asfalto.
Qual a importância de reduzir a produção de lixo?
Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental. Reutilizar um produto significa aplicá-lo novamente na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, prolongando a vida útil deste produto.
Como destruir o lixo?
A incineração do lixo consiste na sua queima em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. A destruição térmica do resíduo por oxidação ocorre em temperaturas que vão de 900° e pode chegar a 1250°C.