Por que o Livro de Enoque não está na Bíblia?

Perguntado por: uespinosa8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

O livro de Enoch é um texto apócrifo que é mencionado por algumas cartas do Novo Testamento (Judas, Hebreus e 2ª de Pedro).

Jubileus; A Vida de Adão e Eva; 1 Henoque; 2 Henoque; Apocalipse de Abraão; Testamento de Abraão; Testamento de Isaac; Testamento de Jacó; Escada de Jacó; José e Asenet; Testamento dos Doze Patriarcas; Assunção de Moisés; Testamento de Jó; Salmos de Salomão; Odes de Salomão; Testamento de Salomão; Apocalipse de Elias; ...

EPHRAIM ISAAC

Uma de suas características é que foi traduzida do etíope para o inglês pelo professor etíope EPHRAIM ISAAC e agora traduzido para o português. Este texto foi traduzido a partir de um manuscrito ainda não publicado.

Estes livros são rejeitados porque ensinam uma doutrina contrária à de Moisés, além disso, nem Cristo nem os Apóstolos os citam.

Significado de Apócrifo
adjetivo [Religião] Cuja autoridade canônica foi retirada; de conteúdo rejeitado pelos dogmas cristãos; não incluído na lista canônica dos livros bíblicos. Não autêntico; diz-se do que não pertence ao autor a quem foi atribuído; falso.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Os estudiosos geralmente atribuem 2 Enoque a um autor que representa uma seita judaica não identificada, enquanto outros a consideram obra dos cristãos do primeiro século. Outros ainda o acreditam que se trata de uma obra cristã posterior. Nenhum dos livros está incluído nos cânones judaicos ou cristãos.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

As gerações de Adão são: Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque (que andou com Deus), Matusalém, Lameque e Noé (que gerou Sem, Cão e Jafé).

108

O LIVRO DE ENOQUE - OBRA APÓCRIFA COMPLETA, COM 108 CAPÍTULOS. A versão mais antiga que existe. Tem ao todo 3 versões, a nossa é a versão Etíope, a mais completa. A igreja Ortodoxa Síria têm o Livro de Enoque na sua Bíblia.

Os macabeus durante anos lideraram o movimento que levou à independência da Judeia e que reconsagrou o Templo de Jerusalém, que havia sido “profanado” pelos gregos. Após a independência, os hasmoneus deram origem à linhagem real que governou Israel até sua subjugação pelo domínio romano em 63 a. C..

Foi escrito por volta de 150 a.C., na Palestina, durante a guerra dos Macabeus. Tem como objetivo encorajar os judeus piedosos a permanecerem fiéis à lei e aos costumes de Israel. O autor ou autores, provavelmente, pertencem ao mesmo grupo que produziu os livros de Daniel, 1 Macabeus e a parte grega de Ester.