Por que o leite piora a acne?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Sabe-se que o leite aumenta os níveis de insulina, independente de seus efeitos no açúcar no sangue, o que pode piorar a gravidade da acne. O leite de vaca também contém aminoácidos que estimulam o fígado a produzir mais IGF-1, que tem sido associado ao desenvolvimento da acne.

Um grupo de seis médicos dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia estudou os efeitos do leite sobre a acne, e o resultado vai lhe surpreender: o leite desnatado foi apontado como fator de piora dos comedões da acne. O leite integral passou lindíssimo no teste.

Quantidade certa
Para reduzir a acne, é aconselhável que você retire metade da quantidade de leite e outros produtos lácteos de sua dieta, mas substitua-os por outros que também contenham cálcio, como legumes e feijão.

O alto teor de gordura dos produtos lácteos pode entupir os poros da pele e fazer com que a pele fique mais oleosa, tornando-a mais propensa à acne. Portanto, ao invés de consumir laticínios, você pode optar por outras opções mais saudáveis como o leite de amêndoas ou leite de soja.

Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  • Leite” de Soja.
  • Leite” de Amêndoas.
  • Leite” de Gergelim.
  • 4. “ Leite” de Aveia.
  • Leite” de Inhame.

Além do benefício de rejuvenescer e firmar a pele, a clara do ovo controla a oleosidade, hidrata a pele e retira as impurezas, evitando acne e manchas. O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio, selênio e o colágeno.

Alimentos que contenham vitamina A já que eles diminuem a produção das glândulas sebáceas. Alguns exemplos: brócolis, agrião, salsinha, espinafre, cenoura, abóbora e mamão. Alimentos que possuem vitaminas B6, pois ajudam a regular as taxas hormonais. Entre eles, banana, abacate, sementes, salmão e carnes vermelhas.

“As espinhas ficam inflamadas na nossa pele quando temos a colonização de fungos e bactérias e quando a secreção sebácea fica muito tempo sem ser jogada para fora fica acumulada porque tem obstrução do folículo piloso. Assim vai se formando uma colônia de bactérias que acabam inflamando a espinha.

A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego. Outros grandes aliados da pele são os alimentos ricos em vitamina A.

Conforme a médica diz, não há uma relação entre acne e café. “Ressalto, novamente, que a questão maior é o açúcar consumido junto com o café, e não a bebida em si”, lembra. Segundo ela, o que pode ocorrer é o aumento da ansiedade pelo excesso de consumo, piorando a acne já existente.

A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, como as frituras, queijos gordos, sorvetes, chocolates, amendoim e castanhas, contribuem para aumentar a oleosidade da pele. A porção ideal de castanhas, amendoim e chocolate (de preferência 70% ou mais) é de 30g ou 1 punhado.

A acne conglobata é a forma mais grave de acne, causando cicatrizes graves e outras complicações decorrentes de abscessos.

Os antibióticos usados no tratamento da acne incluem a clindamicina, eritromicina e sulfacetamida. As avaliações realizadas em estudos clínicos indicam que a eficácia terapêutica da clindamicina é sustentada com o passar do tempo, enquanto a resposta à eritromicina tópica enfraquece.

O tipo mais grave de acne é a acne genética, que pode aparecer no rosto inteiro. É preciso procurar logo um dermatologista, porque essas espinhas podem deixar cicatrizes e o tratamento é complexo, passando por desde cremes e espinhas até remédios mais pesados como a isotretinoína.

A nutricionista afirma que o leite integral é a melhor opção entre as três, visto que a quantidade de vitaminas nesse tipo da bebida é maior, enquanto as outras duas versões têm as vitaminas A, D, E e K em menor quantidade, consecutivamente.

Quais são os 5 principais substitutos do leite?

  1. Leite de amêndoas. Esse leite é feito com amêndoas inteiras ou a partir da manteiga de amêndoa e água. ...
  2. Leite de coco. Esse ótimo substituto do leite é feito com água e com a polpa branca de coco marrom. ...
  3. Leite de soja. ...
  4. Leite de arroz. ...
  5. Leite de aveia.

Diminui o inchaço
Esse processo inflamatório é capaz de desencadear inchaço, desconfortos gástricos e excessos de gases. Ao retirar o leite do cardápio o inchaço pode diminuir consideravelmente.