Por que o LED emite luz?

Perguntado por: omachado2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

O LED gera luz a partir do princípio da eletroluminescência, que ocorre quando os terminais são submetidos a uma corrente elétrica. No processo, os elétrons que estavam em um terminal se recombinam em lacunas no outro, emitindo fótons (pacotes de energia que compõe a luz).

Light Emitting Diodes (LED), em português Diodo Emissor de Luz, é um componente eletrónico utilizado para transformar energia elétrica em energia luminosa. Esta é a tecnologia que uma lâmpada LED utiliza para iluminar um ambiente.

O Díodo Emissor de Luz ou, simplesmente, LED (Light Emitting Diode, em inglês) é um componente eletrónico capaz de transformar energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência. Ele é feito de materiais semicondutores.

Um diodo semicondutor, formado pela junção de dois pequenos cristais de silício, impregnados com diferentes materiais. Os cristais que formam o diodo possuem carga elétrica em polaridades opostas.

Funcionamento de um LED
Um LED é um tipo especial de diodo, contendo uma junção PN semicondutora, a qual conduz corrente apenas em uma direção. O diodo se torna condutivo acima de uma tensão limite (threshold voltage) suficiente para forçar os elétrons na região tipo N a se combinarem com as lacunas da região tipo P.

LED e a temperatura ambiente
É essa característica, portanto, que o faz ser uma lâmpada de baixa carga térmica. Na prática, isso faz com que o feixe de luz emitido na superfície não aqueça, ou seja, não interfere na temperatura. Entendeu porque muita gente diz que o LED não esquenta? Está aí a resposta!

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira.

Foi verificado experimentalmente que os Leds podem gerar energia elétrica, porém, as cores dos Leds influenciam. Cada cor é gerada por um tipo de material diferente, que constitui o dispositivo semicondutor do Led, e isso influencia na geração de energia elétrica.

  • Nick Holonyak
  • Oleg Vladimirovich Losev
  • Jerry Woodall

Luz Piloto
Acontece que, por mais que seja um consumo baixo causado por essas luzes, a alteração na rede elétrica faz com que a lâmpada de LED comece a piscar. O ideal, se possível, é eliminar esses produtos com a luz piloto.

As cores emitidas pelos diodos dependem de combinações de diversos elementos, como fosfetos e arsenietos, por exemplo. É possível conseguir diversas combinações, cada uma delas liberando uma determinada quantidade de energia, de acordo com o potencial do material utilizado no semicondutor.

O Led tem luz visível e é não colimado. 3. O Laser utiliza infravermelho e é colimado (as ondas têm a mesma direção, a luz é paralela, não divergente, estreita, concentrada) e coerente (as ondas estão em fase no tempo e no espaço, alinhadas entre si).

Toda energia que uma lâmpada de LED utiliza é convertida em luz. O fato esclarece a eficácia energética dessa tecnologia. “Numa incandescente convencional de 50 Watts – aquilo que sai do facho de luz –, 5% é luz e 80% é calor.

Atualmente no mercado as fontes para as fitas de LED são denominadas como DRIVERS, que é responsável pelo seu bom funcionamento. O driver é uma fonte de alimentação eletrônica, com uso mais adequado para as cargas que necessitam de uma corrente contínua e estabilizada como é o caso dos LEDs.

Dessa forma, um produto de boa qualidade tem uma vida útil média de 50 mil horas. Ou seja, o equipamento funciona adequadamente por quatro anos se utilizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Se o uso for doméstico, com oito horas diárias, pode durar até 17 anos.

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.

Por que não pode mais trocar as lâmpadas halógenas por led? O luz de led é uma luz potente que pode iluminar mais, mas pode também causar acidentes ao atrapalhar a visão do condutor de um veículo que esteja no sentido oposto da via.

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

O LED é um componente eletrônico semicondutor, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio. O LED possui a mesma tecnologia usada em chips de computadores, que possuem a capacidade de transformar energia em luz.

A haste (perna) maior do LED é o lado positivo e a menor é o lado negativo. Você pode ver também pelo lado mais achatado, que é o lado negativo enquanto o lado arredondado é o positivo.