Por que o lagarto balança tanto a cabeça?

Perguntado por: nsilveira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Depois de muita observação e estudo, descobri que, como esses lagartos são incapazes de emitir sons, eles usam esse balançar da cabeça como um meio de comunicação visual com indivíduos da mesma espécie. Se você pensou em algo semelhante à linguagem de sinais, usada pelas pessoas que não falam, é por aí mesmo!

A expressão popular “lagartear ao sol” não surgiu por acaso: é verdade que os lagartos passam boa parte do tempo expostos à luz solar para aquecer o corpo. Os biólogos já sabiam disso e caracterizam esses animais como ectotérmicos, isto é, que dependem de uma fonte externa de calor – o Sol – para aquecer o corpo.

Em calangos (Tropidurus) a comunicação pode ser feita pelo balançar das cabeças onde machos que dominam o território mostram quem manda no pedaço e as fêmeas e jovens adultos levantam o rabo mostrando que estão de acordo.

Além da capacidade de regenerar órgãos ou membros perdidos, o Lagarto tem uma força descomunal, várias vezes superior à média humana, além da rapidez e agilidade características dos répteis, fora a capacidade de escalada em superfícies rugosas.

Usa a cauda para se defender. O lagarto costuma se camuflar em meio às folhas.

Assim como os outros animais, os répteis dormem preocupados com possíveis ameaças. Os crocodilos são um exemplo de répteis cujo sono é uni-hemisférico. Já os lagartos costumam dormir em poleiros, no meio às folhas e com a cabeça voltada para a direção na qual possíveis predadores podem surgir.

Anolis

Anolis (lagarto americano)
Os lagartos quase nunca são lembrados em listas de inteligência, mas os anolis, em particular, impressionam os pesquisadores por causa de suas habilidades cognitivas. Eles demonstram uma capacidade avançada de resolver problemas e contas.

lagarto-de-contas

O lagarto-de-contas é encontrado principalmente no México e no sul da Guatemala. Ele é outro animal entre as espécies de lagartos que é venenoso. Sua mandíbula e mordida são extremamente fortes a fim de liberar o veneno das glândulas. Por isso, uma mordida, mesmo que superficial, pode gerar estragos.

Existem lagartos que medem centímetros, outros podem ter metros de comprimento e alguns vivem mais de 20 anos.

Cuidados básicos com o lagarto
Esse terrário precisa ser um ambiente que se aproxime ao máximo ao habitat natural de cada espécie de lagarto. Geralmente, esse ambiente é enriquecido com plantas, pedras, madeira, terra, galhos, um local onde o lagarto possa se esconder e até mesmo um lago artificial.

Alguns camaleões também podem alcançar a marca de 10 anos de idade. Iguanas criadas em cativeiro podem viver até 15 anos. Em relação ao maior lagarto da natureza, o famigerado dragão-de-Komodo, este pode viver até 50 anos.

É possível usar diversos produtos que talvez você já tenha para se livrar delas: Se tiver cascas de ovo, você pode colocá-las em torno da casa para assustar as lagartixas. Se tiver naftalina, você pode espalhá-la para afastar as lagartixas. Com café e tabaco, você pode fazer um veneno para elas.

Por se alimentarem de alguns vetores de doenças humanas, como mosquitos, os calangos auxiliam no controle biológico de organismos que podem oferecer perigo para a saúde humana e de pragas agrícolas. Os calangos são considerados oportunistas, pois aguardam suas presas, dando o bote quando se aproximam.

1 – Existem lagartos que soltam a cauda quando se sentem ameaçados. 2 – As serpentes não possuem ouvidos e são surdas, mas conseguem perceber a vibração do solo. 3 – Algumas espécies de lagartos se assemelham muito a serpentes. Eles se locomovem rastejando por possuírem os membros locomotores atrofiados.

Talvez seu ponto fraco seja baixa temperatura, porque assim como os répteis ele possui sangue frio, o que o deixa com o metabolismo extremamente lento.

Outro réptil muito querido, o lagarto também possui uma visão incrível. Diferente das cobras, ele se orienta pelas imagens. Por isso, seus olhos são grandes e bem estruturados. Assim, conseguem ver de longe o predador e planejar a sua fuga!

Os sinais do mundo espiritual também se manifestam através dos sonhos e, o lagarto, é utilizado para te lembrar sobre dar atenção aos sonhos. Isso quer dizer que ao ver esse animal, você precisa voltar a sua mente para o último sonho que você teve.