Por que o Japão usa azul?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

os japoneses teriam optado pela cor azul porque representaria as águas ao redor do arquipélago japonês; o azul foi escolhido para evitar confusão com outras seleções asiáticas que já usam vermelho, como China e Coreia do Sul.

Na língua japonesa do passado, existiam palavras para apenas quatro cores básicas: preto, branco, vermelho e azul. Dessa forma, ao descrever algo verde, o pessoal apelava para o termo mais próximo a esse tom, ou seja, o azul.

No Japão, na China e até na Índia, a cor adotada para representar a dor do luto é o branco.

cor branca

A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

Brasileiros são alegres e “barulhentos” por natureza, possuem dificuldade em separar o lixo e em compreender algumas regras dos japoneses e, obviamente, isto gera confusão e as vezes deixa uma impressão nada agradável entre os nativos.

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso". Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I, sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgo.

A cor mais associada à China e à cultura chinesa em geral é o vermelho. Segundo a tradição chinesa, o vermelho é símbolo de felicidade, sucesso, beleza, vitalidade e boa sorte.

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos.

Os germânicos usam branco em alusão ao antigo reino da Prússia, que predominava no território alemão no início do século 20. Os prussianos tinham uma bandeira branca com uma águia e listras pretas gravadas. O uniforme seguiu mesmo após a dissolução da Prússia, em 1932, durante o regime nazista.

A cor da camisa da famosa Squadra Azzurra (“Esquadra Azul”), a Seleção da Itália, é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19. O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a tingir o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia.

Tendo em sua bandeira apenas azul, vermelho e branco, a seleção australiana adotou as cores amarelo e verde em seu uniforme a partir de 1984, e a explicação está na flora do país. O verde e amarelo se referem à acácia, uma árvore considerada símbolo da nação.

O gene dos olhos azuis é recessivo, o que torna a cor dos olhos menos comum.

Mais de 95% da população japonesa tem origem no arquipélago. Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos.

O Tsuru é um pássaro de penas brancas, cabeça vermelha e com bico, pescoço e parte inferior das asas na cor preta. A ave é tida como sagrada no Japão e inspirou muito a arte do origami. Por isso, o Tsuru também é chamado de “passarinho de papel” ou “pássaro da paz” dentro do origami.

O vermelho é a cor mais popular na cultura chinesa. Ela é relacionada ao fogo e representa felicidade e prosperidade. O vermelho é amplamente utilizado na celebração do Ano Novo Chinês e em outras comemorações, como casamentos. É comum a troca de envelopes desta cor entre as pessoas como forma de desejar boa sorte.

No Japão, quase 100% dos mortos são cremados, e a urna com as cinzas é entregue aos familiares, após uma série de procedimentos (do funeral à cremação) que pode custar perto de R$ 100 mil.

O sacerdote budista acende incensos, recita um sutra, os membros da família se levantam, fazem orações e, depois, isso é feito pelos amigos, por fim, os demais visitantes. Amigos e parentes permanecem durante a noite com o falecido e uma lembrancinha é entregue a cada um que participou do velório japonês.

A pena de morte é uma pena legal no Japão.
É aplicado na prática apenas para assassinatos, e as execuções são realizadas por enforcamento.

A palavra japonesa “hafu” (ou “half”, “meio” em inglês) se refere a pessoas que são etnicamente metade japonesas, e agora é mais usada para pessoas multiétnicas em geral no Japão.