Por que o iglu não derrete?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

O iglu é um cobertor gigante, e a neve de suas paredes é um ótimo isolante térmico. Isso acontece porque os flocos de neve são hexagonais, como os favos de uma colmeia. Do mesmo jeito que o mel da abelha fica no buraco do favo, o ar quente fica armazenado no floco.

Sua duração é semipermanente, que exige manutenção constante, cuidando da estabilidade da estrutura.

A neve que vai caindo sobre o iglu terminado congela sobre os blocos e cria uma capa de gelo bastante resistente. É isso que faz com que ele aguente a água e o vento. A temperatura dentro do iglu pode chegar a 16°C.

Um fato curioso a se notar é que a alimentação dos esquimós é baseada em carne, geralmente defumada devido a escassez de fontes de calor para cozinhar. Os principais alimentos da dieta dos esquimós são: salmão, aves, foca, caribus, boi-almiscarado, raposa, urso polar e a baleia.

Ao contrário do que mostram os desenhos animados, os iglus não têm a forma de meia esfera, mas de uma catenária — espécie de arco que se afunila conforme chega ao topo —, distribuindo o peso dos tijolos de gelo de maneira mais estável.

A menor temperatura que o corpo humano consegue suportar sem nenhuma alteração fisiológica é 35°C e maior temperatura que o corpo pode suportar é 38°C. Quando o corpo chega a 42°C, a pessoa corre risco de entrar em coma.

O iglu fica a cerca de 30 km de Cantwell, sendo cercado por montanhas. Segundo Brad Fisher, de 55 anos, o espaço pode ser utilizado como um restaurante e hotel.

Isolamento térmico
Para proteger o iglu, os esquimós o cercam com neve na altura da primeira fileira de blocos. Isso ajuda a manter a casa quente - considerando que "quente", neste caso, é relativo.

O idoso, na cultura dos esquimós, se vê também como uma oferenda, entregando sua vida à comunidade. O urso vai ficar forte e depois dará cria e, em algum momento, servirá de comida para a família.

Porque em comparação do gelo, a Neve acaba possuindo moléculas de hidrogênio e também compacta grandes bolsas de ar, enquanto o gelo não.

Segundo esse estudo, podemos esperar algo em torno de 5000 a 6000 ºC no local.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

temperatura humana normal está próxima aos 36,5°C. A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões.

O beijo de esquimó é uma maneira fofa de demonstrar carinho e afeto. Não há como não se apaixonar com o beijo dado com a ponta do nariz. Em diversas culturas ocidentais ele é bastante utilizado. Quem não gosta um pouco do romantismo de vez em quando, não é mesmo?

O mito do beijo de esquimó diz que ele surgiu para que o povo Inuit não ficasse com os lábios congelados ao se beijar da maneira convencional. Na verdade, o beijinho de esquimó (chamado de kunik na língua nativa desse povo) é uma maneira muito fofa de demonstrar carinho por familiares e amigos.

Ele é um inuíte (população indígena no Alasca, no Canadá e na Groenlândia) e fala o idioma tunumiit. Você pode não conhecer o termo inuíte, mas provavelmente já ouviu falar dos esquimós.

Neve. Comecemos com o básico: o iglu é feito de neve e mais nada. E como em qualquer outra construção, a qualidade do material é importante. A neve deve estar suficientemente seca e firme para ser manipulada e cortada com uma serra.