Por que o homem criou as lutas?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

As lutas tem suas origens muito antes do homem civilizado, sendo utilizada através dos séculos para a defesa pessoal e sobrevivência. O termo artes marciais vem da terminologia “arte da guerra” a palavra possui origem ocidental latina, sendo uma referência ao Deus da guerra Marte.

As lutas estão presentes no cotidiano do ser humano desde os primórdios da humanidade, e foram evoluindo de acordo com as necessidades do homem. No início eram utilizadas para a sobrevivência do ser humano como na caça, para se defender de animais ou até mesmo de outros humanos.

As diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo.

As lutas faziam parte dos esportes olímpicos praticados na Grécia Antiga no século VII a.C. Já a luta estilo livre é bem mais recente. Ela surgiu, na segunda metade do século XIX, em terras britânicas. Foram os imigrantes desta região que levaram a luta estilo livre para os Estados Unidos no final do século XIX.

Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas, que definem os músculos e que melhoram a resistência e a força física. Todas estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para tonificar o corpo e eliminar gordura.

AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS SISTEMATIZADAS, VIVÊNCIAS LIMPAS, COM REGRAS ESTABELECIDAS, TRADIÇÕES, REALIZADAS EM LOCAIS APROPRIADOS, ONDE A DISPUTA BASEIA-SE NO RESPEITO ENTRE AS PESSOAS.

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

Paciência, Coragem, Confiança, Disciplina e Compaixão: valores que devemos exercer em nosso dia-a-dia e que as lutas muito nos ensina.

A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem uso de armas. As lutas estão presentes há séculos na cultura de muitas civilizações, seja como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo ou exercício físico.

Filosofia das lutas
Toda luta tem sua tradição e Filosofia dentro de seu aprendizado, então é de grande importância uma reflexão sobre esse aspecto presente nela. As lutas são compostas de atitudes de respeito, até dentro de um combate onde os lutadores se cumprimentam ao terminarem.

Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/ defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras) regem as Lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles possibilitou criar uma definição para as Lutas e também para as Formas, uma de suas manifestações.

As lutas foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições sendo viabilizadas para serem praticadas por pessoas alheias aos preceitos filosóficos e aos significados culturais relacionados.

A modalidade praticada na Grécia Antiga era o pancrácio, uma atividade que inclui técnicas, como: cotoveladas, socos, quedas, imobilizações, torções, joelhadas, além de outros golpes.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, a maioria das artes marciais possui sua raiz na Índia antiga. Acredita-se que um monge indiano chamado Bodhidharma, que vivia no Templo Shaolin, teria desenvolvido algumas técnicas de defesa pessoal e começado a ensiná-las aos outros monges do templo.

As principais Artes Marciais praticadas no Brasil e no mundo

  1. 1 – Jiu-Jitsu: É uma luta japonesa criada como forma de deter oponentes mais fortes. ...
  2. 2 – Muay Thai: ...
  3. 3 – Judô: ...
  4. 4 – Boxe: ...
  5. 5 – Kung Fu: ...
  6. 6 – Karatê: ...
  7. 7 – Capoeira: ...
  8. 8 – Artes Marciais Mistas (MMA):

A esgrima ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na melhora do raciocínio e da concentração. Essa é uma das práticas menos violentas que existem, então se você quer desenvolver habilidades mentais e corporais para uma rotina mais saudável, escolha a esgrima como luta!

Um dos preferidos nas academias, o boxe além de ser uma atividade destinada tanto para homens, está entre os que mais queima calorias durante sua prática.

Você sabe qual a melhor arte marcial para perder peso?

  • 1 – Jiu Jitsu. O Jiu Jitsu é um esporte que possui muitos benefícios, entre eles, está a perda de peso de forma saudável. ...
  • 2 – Boxe. ...
  • 3 – Muay Thai. ...
  • 4 – Kung Fu. ...
  • 5 – MMA. ...
  • 6 – Taekwondo.