Por que o homem começou a contar?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho.

A necessidade de contar
Portanto, cada animal abatido correspondia a um traço. O homem para contar fazia correspondência, ou seja, estabelecia correspondência entre um conjunto de objetos e outro conjunto, dessa forma sabia quantas coisas possuía. Exemplo animais, objetos, quantidade de alimentos, etc.

Na verdade, o número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e animais. Durante a Pré-História, os homens utilizavam pedras, nós de cordas e os próprios dedos para contar. Foi assim, contanto objetos com outros objetos, que a humanidade começou a formar o conceito de número.

O tempo cronológico começou a ser medido pelos fenômenos naturais como a posição do sol e as fases da lua. Em seguida, o homem criou instrumentos para controlar o tempo, como a ampulheta, o relógio e o calendário.

Bastão Relógio de Sol. Estudos levam a crer que o primeiro medidor de tempo, conhecido e realmente usado pelo homem, tenha sido um simples e rústico bastão fincado deliberadamente e conscientemente no solo. Clepsidra. Um dos mais primitivos relógio hidráulico.

Contagem não teve fundadores, tiveram sim, muitos trabalhadores, pessoas que vieram em busca de oportunidade. Estes desbravadores construíram e fizeram da cidade de Contagem um dos pólos industriais mais importantes do país.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.

O HOMEM QUE CALCULAVA ERA ÁRABE E VIAJAVA POR MUITOS LUGARES DA ARÁBIA E POR ONDE PASSAVA O HOMEM CALCULAVA. CALCULAVA DE TUDO. COMEÇOU CALCULANDO A QUANTIDADE DE OVELHAS DE UM REBANHO. E GOSTOU TANTO DE CONTAR E CALCULAR QUE NÃO PAROU MAIS!

As horas canônicas eram anunciadas à comunidade pelo toque dos sinos. A contagem de cada intervalo podia ser medida pela clepsidra (relógio de água), ampulheta, vela marcada ou por orações ritmadas.

Como citado anteriormente, a principal função dos números é a de quantificar as coisas. Ou seja, contar o que for necessário à medida que as atividades que estão sendo realizadas exigem isso. Através dos números, você será capaz de saber quantas maçãs há dentro de uma caixa ou quantas pessoas moram em seu bairro.

No fim do dia, quando os animais voltavam ao cercado, bastava contar as pedras no saco para saber se todos estavam ali ou se algum tinha se perdido. Também utilizavam traços marcados em galhos de árvores ou ossos de animais. Um traço correspondia a um objeto, dois traços dois objetos, e assim sucessivamente.

A civilização hindu desenvolveu um sistema de numeração posicional de base dez e usou um símbolo para representar a falta de uma ordem, associado ao “nada”. Mais tarde esse símbolo tornou-se um número, o zero.

O conjunto dos números inteiros é resultado da evolução da contagem em razão da necessidade de números menores que zero. Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.

Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.

substantivo feminino Ação de contar, de calcular, de avaliar algo: contagem de votos.

Cruzados de Ouro - Os três cruzados de ouro representam a origem portuguesa. Chaminé - Representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria. Jabuticabeira - representa a nossa riqueza agrícola e pastoril, os frutos do solo e também o maior atrativo turístico de Contagem.

O marco inicial foi a instalação de um posto de fiscalização no Sítio das Abóboras, no início do século 18. Em 1897, a capital foi transferida para Belo Horizonte e impulsionou o crescimento de Contagem. Em 1941 a instalação da Cidade Industrial moldou as feições que o município assumiu nos anos seguintes.

O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.