Por que o homem Barroco é marcado pelo conflito?

Perguntado por: lmata9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.

O homem desse período denominado “Barroco” buscava a salvação, ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres mundanos. Daí surgiram os conflitos, a oposição entre o o Antropocentrismo (homem) e Teocentrismo (Deus), o pecado e a redenção, a carne e o espírito, o instável e o constante,.

Características do barroco
A estética barroca apresenta, em relação ao conteúdo, predileção em expressar o conflito entre a visão antropocêntrica, em que todas as coisas estão centradas no próprio homem, e a visão teocêntrica, em que o Deus cristão é o centro do Universo.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira.

é um movimento carregado de contrastes, derivados do conflito entre a perspectiva renascentista e a ótica firmada pela Contra Reforma.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

Dualismo: Uma das principais características é o dualismo. O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas.

O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo. Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante.

Figuras humanas altas, esguias, com faces amendoadas, olhos enormes e expressão solene, olhavam diretamente para frente, sem o menor esboço de movimento. c) Os artistas de Roma inauguraram o estilo Barroco, que depois se expandiu para toda Europa.

Ele surgiu no contexto histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.