Por que o hino nacional foi criado?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Originalmente, composto pelo maestro Francisco Manuel da Silva e intitulado Marcha triunfal, foi criado para celebrar a independência em 1822.

Francisco Manoel da Silva

A melodia vem do Império. A marcha do Hino Nacional que o Brasil ouve hoje é a mesma que dom Pedro II ouvia nas cerimônias oficiais. Ela foi concebida por volta de 1830, pelo maestro Francisco Manoel da Silva.

Uma boa parte do Hino Nacional ressalta a grandeza e as belezas naturais que o Brasil possui. O poeta exalta o tamanho de nosso país, o quinto maior do mundo. Na segunda frase, ele pontua isso novamente, ao usar a palavra colosso para se referir ao Brasil.

Representam a união de um país e a identificação do povo com a sua nação. São Bandeira, Hino, Armas e Selo Nacional. São utilizados para representar uma nação em eventos e cerimônias públicas.

Hino é uma manifestação lírica em forma de poema musical acompanhado de versos em louvor a algum herói, rei, partido, acontecimento, nação ou entidade religiosa.

LETRA DA INTRODUÇÃO
Eia sus*, oh sus! * A palavra “sus” é uma interjeição que vem do latim sus: “de baixo para cima”; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de “em frente, avante”. Ouça aqui como era cantada a introdução do nosso Hino.>>

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822. A letra do Hino veio anos mais tarde, em 1909, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927).

A melodia do Hino brasileiro nasce em 1831, em sinal de comemoração à abdicação do trono por parte do imperador Dom Pedro I. O governante voltava ao seu país de origem, Portugal, em meio a uma grave crise de popularidade de seu governo no Brasil.

Pedro I, vindo mais tarde a se tornar o hino do país. Dividido em duas partes, o trabalho foi resultado da combinação do trabalho realizado por Joaquim Osório Duque Estrada (responsável pela letra) e Francisco Manuel da Silva (responsável pela música).

Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!

O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos. Por isso, foi feita uma versão encurtada, para execução pública.

É muito importante destacar ainda que a canção destaca fatos importantes da história do país, simboliza lutas passadas e contribui para a construção da identidade do povo brasileiro. Desse modo, podemos dizer que o hino tem como objetivos representar a nação e também ser porta-voz do Brasil para as outras nações.

Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2a Guerra Mundial na Europa.

  • Hino Nacional. Poema de: Joaquim Osório Duque Estrada. ...
  • Hino da Independência do Brasil. Letra de: Evaristo da Veiga. ...
  • Hino da Proclamação da República. ...
  • Hino à Bandeira Nacional. ...
  • Canção do Expedicionário.

Poderíamos parafrasear (escrever de outra forma) esse verso assim: As margens calmas do Rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I) que representava todo o povo brasileiro. E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante. Fúlgido significa brilhante.

A Bandeira Nacional foi estabelecida em 19 de novembro de 1889. A Bandeira Nacional é talvez um dos símbolos nacionais mais importantes, sobretudo, pela identificação que gera entre a população e o país.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei...