Por que o Guarani tem esse nome?

Perguntado por: nlacerda3 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O nome do clube é uma homenagem à obra-prima do compositor Carlos Gomes, Il Guarany.

Alfredo Seiffert Jaboby Junior (18) era o único de família oriunda da Alemanha. Depois de muita discussão em relação ao nome do clube, foi aprovada a proposta de José Trani de “Guarany Foot-Ball Club”, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes.

A história gira em torno de Dom Antonio de Mariz, fidalgo português que, com a construção de uma fortaleza, desafia o poder espanhol. O plano do antagonista, o aventureiro Loredano, queimado como traidor ao final do livro, incluía raptar Cecília, a Ceci, filha de D. Antônio, vigiada pelo forte e valente índio Peri.

A palavra "guarani", na língua guarani significa guerreiro.

Notabilizado por ser o primeiro e único campeão brasileiro de interior no País, o Guarani revelou jogadores de projeção mundial, como Careca, Amaral, Júlio César, Deco, Evair, Amoroso, Luisão, Mauro Silva, Neto, Edu Dracena, Elano, Renato, João Paulo e Jonas, além de ter tido em seu elenco jogadores nacionalmente ...

O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.

O Mbya é uma das três variedades modernas da Língua Guarani, da família Tupi-Guarani, tronco linguístico Tupi. As outras são o Nhandeva ou Chiripá/Txiripa/Xiripá ou Ava Guarani e o Kaiowa. No entanto, a delimitação entre essas variedades não aparece de modo estaque e consensual.

O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos. No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.

A última partida do Guarani na Série A ocorreu em 5 de dezembro de 2010. Sob o comando de Vagner Mancini, hoje no Corinthians, o Bugre perdeu por 1 a 0 para o Fluminense e encerrou sua campanha na 18ª colocação, rebaixado.

Peri. Índio muito bravo e valente, é o protagonista e herói de “O Guarani”. É muito apaixonado por Ceci e faz de tudo para salvá-la e salvar sua família.

O Centro de Treinamento do Guarani FC fica situado na esquina das Avenidas Guarani e Imperatriz Dona Thereza Cristina, praticamente em frente ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Trançado e talha em madeira são trabalhos e expressões do guarani que hoje também são comercializados. O “pindó” (palmeira) é de grande importância para os Guarani: da madeira se talham os arcos, com as palmas se cobrem as casas, de suas fibras se fazem as cordas dos arcos, o palmito se consome.

Eles compram frango, carne, mas consomem na hora. A explicação é que, se guardar, os espíritos podem incorporar”, conta. Os povos Guarani são agricultores. No mito de criação, Tupã fez o milho e a mandioca e, desde então, “onde tem Guarani, tem plantação de batata, milho, mandioca.

A pedido de Ceci, Álvaro que já estava entregue ao amor de Isabel, acaba por interceder na luta. No entanto, morre numa das emboscadas. Nisso, o corpo dele é levado para um cômodo da casa e Isabel morre também abraçada ao seu corpo.

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

OROAÛSUB! O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te". Não há outra forma de falar.

kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu. Então: Abá-katu - homem bom (ou homens bons) - A composição termina em vogal (u).

Com 17.094 torcedores no segundo jogo da final contra o Novorizontino, Ponte Preta agora tem o segundo maior público da Série A2 desde 2007. A Ponte Preta superou o Guarani e agora tem o segundo maior público do Paulistão Série A2 nos últimos 16 anos.

Campeonato Paulista: 68 participações, com dois vice-campeonatos, em 1988 e 2012. Paulista Série A2: 11 participações, com dois títulos, em 1949 e 2018. Campeonato Brasileiro: 29 participações, com o título de 1978 (relembre aqui) e dois vice-campeonatos, em 1986 e 1987.

Top 5 Ídolos do futebol: Guarani

  • 5 – ZENON. Zenon de Souza Farias jogou pelo Guarani de 1976 a 1980 e, posteriormente, em 1989. ...
  • 4 – RENATO “PÉ MURCHO” Também conhecido como Renato Morungaba, por conta da cidade do interior de São Paulo, onde nasceu em 1957. ...
  • 3 – FUMAGALLI. ...
  • 2 – ZUZA. ...
  • 1 – CARECA.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú.