Por que o gato te ignora?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Segundo pesquisa da revista Animal Cognition, os bichanos são capazes de ignorar os tutores de propósito. Se você tem um gato em casa, já deve ter passado por alguma situação em que você chama o animal, mas o bichinho só te ignora.

Sinais de que seu gato te odeia

  1. Seu gato se esconde quando te vê
  2. O gato te evita e te afasta.
  3. O gato bufa e grunhe para você
  4. O gato te ataca.
  5. O gato tem um comportamento estranho.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

O local certo. Geralmente, eles gostam muito de carinho nas costas e na região da cabeça, entre as orelhas e perto dos olhos.

Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Os gatos têm formas distintas de mostrar que estão com ciúmes, mas os comportamentos mais frequentes são: Escondem-se. Perdem o apetite. Mostram-se irritados ou bufam ao seu “rival”

Miado curto: uma pequena saudação, como um “oi” ou “olá”; Muitos miados curtos: sinal de alegria e felicidade; Miado longo e baixo: um pedido, geralmente comida ou água, Miado longo e alto: uma chamada de atenção, geralmente quando o bichano está irritado.

Se ele rotacionar suas orelhas ou voltar a levantar a cabeça, as chances são grandes que ele sabe o nome dele. Os pesquisadores testaram esse protocolo várias vezes, reproduzindo vozes gravadas de donos dizendo 4 palavras aleatórias, antes de chamarem seus gatos pelo real nome.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Broncas e/ou bater
É proibido bater em qualquer animal. Se você tem um gatinho e de vez em quando quer dar aquela “palmadinha educativa” saiba que além de não funcionar vai afastar o gato de você. Os gatinhos não gostam de estar em locais onde não são tratados de uma forma agradável.

Os gatos também expressam os sentimentos fazendo carinho. Em boa parte dos casos, quando estão no colo de pessoas queridas, eles costumam esticar as patinhas para tocar no corpo de quem está acariciando-o. Para o gato, ele está retribuindo todo amor e carinho que recebe.

Este comportamento é típico de quando o gato se aninha para dormir com você ou quando esté recebendo mimos e carícias. O felino quer que você saiba que ele está relaxado e apenas dedica esse olhar aos seres com os quais se sente melhor. Ele adora a sua companhia, em poucas palavras, é sinal que te ama de verdade!

De acordo com vários estudos, especialistas em comportamento animal acreditam que a inteligência de um gato adulto é comparável à de uma criança humana de 2 anos. Nesse sentido, diversos testes laboratoriais têm demonstrado que os gatos possuem reconhecimento de “permanência do objeto”.

É provável que o seu animal esteja a tentar comunicar consigo. Assim como as pessoas, os gatos usam o toque físico para mostrar afeto. Muito provavelmente, o seu animal quer ser alimentado. Isto acontece especialmente de manhã, quando é acordado por ele.

Não são só as patinhas que são pontos fracos nos felinos. Os bichanos possuem um olfato poderoso, que pode ser utilizado contra eles. Alguns cheiros são ótimos para quem não sabe como afastar gatos da garagem! Cascas de frutas: os gatos não suportam cheiros cítricos.

Local para não fazer carinho
Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger. Outra área para não fazer carinho no bichano é o bigode, pois essa parte do corpo ajuda no equilíbrio e na movimentação do pet.

Onde não faz fazer carinho
Existem lugares onde a maioria dos gatos não aceitam muito bem serem tocados. As patas e o rabo, por exemplo, são lugares que despertam a atenção negativa do felino. Além disso, a barriga não é o local mais aconselhado a se acariciar logo de cara.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.